Cientistas encontram caminho para gerar novos vasos sanguíneos

Foto de null

Brasil

23 de novembro de 2017 às 12h58

 | 

Foto: 

Imagem de Cientistas encontram caminho para gerar novos vasos sanguíneos

Centistas encontraram uma nova maneira de estimular o crescimento de vasos sanguíneos a partir daqueles já existentes no organismo. A estratégia foi publicada nesta quinta-feira (23) no periódico "Nature Communications".

A pesquisa é importante para situações que levam ao infarto ou ao Acidente Vascular Cerebral. Ambas as condições são causadas quando o fornecimento de fluxo sanguíneo é interrompido por um coágulo ou gordura -- num mecanismo conhecido como isquemia.

Com isso, essas doenças se beneficiaram de novos vasos sanguíneos que poderiam contribuir para o reestabelecimento do fluxo do sangue.

No estudo do Instituto Médico de Sanford Burnham Prebys, na Califórnia (EUA), pesquisadores demonstraram que a formação de vasos sanguíneos funcionais depende da ativação de uma proteína: a "quinase AKT". Essa proteína, por sua vez, é ativada por outra: a "R-Ras".

A contribuição dos cientistas, liderados pelo pesquisador Masanobu Komatsu, também almeja que os vasos sejam funcionais. Outras pesquisas utilizaram a proteína VEGF (em inglês, 'Vascular endothelial growth factor') para estimular o crescimento dessas estruturas. No entanto, em ensaios clínicos, o benefício a pacientes não foi identificado.

Cientistas também fizeram uma comparação entre a VEGF e a nova estratégia. A VEGF promove o crescimento dos vasos, mas ele é desordenado e não funcional. Em uma próxima etapa, cientistas testarão eficácia de ambas as terapias.

Fonte: G1// FA

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM