Em Seabra, Rui realiza lançamento do projeto Escolas Culturais

Foto de null

Política

01 de dezembro de 2017 às 16h08

 | 

Foto: 

Imagem de Em Seabra, Rui realiza lançamento do projeto Escolas Culturais

O Colégio Estadual de Seabra, na Chapada Diamantina, foi transformado em um centro para fortalecimento da arte e cultura, nesta sexta-feira (1º), a partir da implantação do projeto Escolas Culturais. Com a presença do governador Rui Costa, o lançamento da iniciativa reuniu a comunidade estudantil do município em um evento marcado por apresentações teatrais, dança, música e poesia.

Rui destacou que o colégio passa a representar "um espaço para arte e cultura dos alunos da rede estadual e municipal e também da comunidade. Nosso objetivo é que a escola se transforme em um equipamento para a cidade inteira. Que ela se transforme em um local de lazer e cultura, com sala de cinema e espaço para apresentações de teatro. Queremos unir educação, cultura e esporte. Tudo isso transforma a vida do povo, melhorando a capacidade criativa da juventude". 

O colégio possui cerca de 1,2 mil alunos do 1° ao 3º ano, distribuídos entre a unidade localizada na sede do município e os prédios anexos, nas comunidades de Velame e Boa Vista. Na opinião do estudante Ivanildo Souza, 18 anos, “o Escolas Culturais vai trazer mais cultura e conhecimento para todos nós. Vai permitir que as novas gerações de alunos fiquem mais integradas com a escola”. 

O Colégio Estadual de Seabra é a 9ª unidade de ensino do estado a receber o projeto. A iniciativa promove o acesso de crianças e jovens a atividades artísticas e culturais. Além disso, viabiliza a requalificação da escola para que ela seja um local de produção e representação da diversidade cultural do Território de Identidade em que se encontra. 

Na oportunidade, o governador ainda garantiu a construção de uma quadra coberta, refeitório e ampliação do auditório da escola. Também serão viabilizados cursos técnicos para professores e reformas estruturais, entre outros benefícios. 

O diretor do colégio, João Bina, revelou que o projeto é a realização de um sonho. “A maior integração entre a comunidade e a escola é o desejo de todo profissional da área de educação. Hoje, a comunidade veio para a escola e já demonstra abraçar essa proposta que vai mudar a realidade de cada um dos alunos, professores e familiares”. 

Educar para Transformar

O projeto, que faz parte do Programa Educar para Transformar, é uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil, viabilizada pelo Fundo de Combate à Pobreza. O objetivo é fortalecer e dinamizar as escolas, por meio da cultura, em benefício e com a participação da comunidade. 

O lançamento em Seabra teve a presença dos secretários estaduais da Educação, Walter Pinheiro; de Relações Institucionais, Josias Gomes; de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; de Cultura, Arany Santana; e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.

Fonte: Secom // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM