Alianças do PT para 2018 correm risco se condenação de Lula for mantida

Foto de null

Política

15 de dezembro de 2017 às 05h45

 | 

Foto: 

Imagem de Alianças do PT para 2018 correm risco se condenação de Lula for mantida

 

 

Uma eventual confirmação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode provocar incerteza não apenas sobre sua candidatura à Presidência da República, mas também sobre alianças que o PT costura com outros partidos nos estados.

Cientistas políticos ouvidos pelo GLOBO acreditam que uma decisão negativa para o petista, hoje pré-candidato ao Palácio do Planalto, deve alterar a correlação de forças no cenário eleitoral.

Líder nas pesquisas de intenção de voto a um ano da eleição, Lula terá seu recurso julgado pela segunda instância do Judiciário no próximo dia 24 de janeiro. Entretanto, mesmo que sua condenação seja mantida, Lula poderá recorrer ao próprio TRF-4 e a tribunais superiores. Caso a candidatura seja negada pela Justiça Eleitoral, há também possibilidade de recursos.

A busca por apoio para 2018 expôs o PT. Apesar de proibição do Diretório Nacional, o partido negocia até com legendas que votaram a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. As conversas incluem o PMDB, sobretudo em estados do Nordeste.

Para o cientista político Paulo Baía, da UFRJ, o impacto pode ser determinante nos acordos negociados diretamente pelo ex-presidente.

— Uma condenação em janeiro tem impacto muito grande em toda a vida política nacional, porque não será aceita com facilidade. Haverá reações. Todas as forças políticas vão ter que reavaliar o quadro. Mas é evidente que, se Lula deixar de ser candidato, pode influenciar nas alianças estaduais, porque muitos acordos são feitos com o Lula, e não com o PT — afirma Baía.

 

O Globo /// A  F /////

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM