Marcelo Odebrecht pós-prisão e os novos planos

Foto de null

Política

16 de dezembro de 2017 às 17h27

 | 

Foto: 

Imagem de Marcelo Odebrecht pós-prisão e os novos planos

 

[Marcelo Odebrecht pós-prisão e os novos planos ]

 

Após dois anos encarcerado, na Polícia Federal em Curitiba para cumprir prisão domiciliar, Marcelo Odebrecht deixará a prisão na próxima terça-feira (19), trazendo com ele as mudanças que o cárcere proporcionaram ao seu perfil de superpoderoso empresário. Segundo matéria da Veja ele sai muito diferente do que era quando entrou.

A Veja descreve Marcelo pós-cárcere como mais reflexivo, sob alguns aspectos, mais sereno e não ostentando a soberba que a publicação ilustra com a declaração à imprensa no dia 15 de junho de 2015, quando disse que estava “irritado” por ter sido colocado “na linha de fogo do embate político” e ainda que “nós, que geramos empregos!”, exclamando indignado. Quatro dias depois foi surpreendido pela Polícia Federal em sua casa e levado à carceragem de Curitiba. 

Permaneceu preso por 914 dias. Nesse período, ao menos uma característica Marcelo Odebrecht manteve intacta. O herdeiro condenado a dezenove anos e quatro meses de prisão, tornado delator, impedido por determinação da Justiça de comandar seu império e mesmo de pertencer aos quadros da Odebrecht por dez anos, não perdeu a ambição. 

Ainda de acordo com publicação, Marcelo Odebrecht sai da cadeia determinado a mostrar que a prisão não o aniquilou. Ele descobriu, por exemplo, que no documento de 85 páginas que estabelece as condições de seu acordo de delação não há impedimento para que atue como terceirizado da Odebrecht quando se encerrar o período da prisão domiciliar, em 2020. No regime aberto, portanto, teria a possibilidade de criar uma empresa que preste serviços, inclusive, àquela da qual foi afastado. Essa é apenas uma das hipóteses que constam da carteira de planos do empreiteiro para o futuro.

Marcelo Odebrecht tem outros objetivos de curto prazo. Na holding familiar, a Kieppe, ele é detentor de cerca de 5% das ações (o que lhe permite uma retirada mensal aproximada de 10 milhões de reais, incluindo rendimentos e dividendos). Para não ser deixado de escanteio no controle da Odebrecht, dado que está rompido com o pai, Emilio, começou a construir uma aliança com dois primos, Francisco Peltier de Queiroz Filho e Emilio Odebrecht Peltier de Queiroz, que, juntos, detêm cerca de 10% da Kieppe. 

A aliança seria uma maneira de ele manter algum poder decisório na holding familiar e, consequentemente, no conselho de administração da Odebrecht, atualmente presidido por seu pai.

Reprodução Veja ////A F ////

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM