Romário anuncia desejo de se candidatar à presidência da CBF

Foto de null

Esporte

20 de dezembro de 2017 às 10h20

 | 

Foto: 

Imagem de Romário anuncia desejo de se candidatar à presidência da CBF

Romário fala durante sessão do Congresso em Brasília 11/5/2016    REUTERS/Ueslei Marcelino

O senador Romário (Podemos-RJ) afirmou nesta terça-feira que deseja se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), quatro dias depois de o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, ter sido suspenso por 90 dias pela Fifa.

Del Nero ficará afastado enquanto é investigado por suposta conduta antiética, e um dos vice-presidentes da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima, assumiu interinamente a presidência.


"Muitos me perguntam se eu sou candidato, afinal, ninguém mais lutou tão vigorosamente contra essa quadrilha e é legítimo que eu me candidate. Então, sim, a resposta é posso sim vir a ser candidato", disse Romário em sua rede social.

"Tenho todos os pré-requisitos para isso. Toda minha contribuição para o futebol, dentro e fora de campo, são as minhas credenciais."

O ex-atacante Romário comandou a seleção brasileira ao título da Copa do Mundo de 1994 e atualmente é senador e um dos maiores críticos dos dirigentes da CBF. Ele presidiu a CPI do Futebol, que há um ano pediu o indiciamento de Del Nero e dos ex-presidentes da CBF Ricardo Teixeira e José Maria Marin, entre outros, em um relatório paralelo apresentado ao colegiado.

Del Nero, que assumiu o cargo de presidente da CBF em 2015, está entre os 42 dirigentes de futebol e executivos de marketing esportivo indiciados nos Estados Unidos no mesmo ano em um escândalo de corrupção que provocou a maior crise da história da Fifa.

O dirigente de 76 anos nega qualquer irregularidade, afirmando que nunca recebeu "vantagens indevidas".

Os dois predecessores imediatos de Del Nero, Marin e Teixeira, também estão entre os indiciados nos EUA. Marin está atualmente sendo julgado ao lado do ex-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol Juan Napout e do ex-chefe do futebol peruano Manuel Burga.

Del Nero, ex-membro do comitê executivo da Fifa, tem mandato até 2018, após ter sido eleito sem oposição em uma eleição em 2014.

"Da forma como está o estatuto hoje, ninguém de fora da estrutura pode ser candidato. Não existe democracia na CBF. Os corruptos se protegem", disse Romário, que também já manifestou a intenção de concorrer ao governo do Estado do Rio de Janeiro no ano que vem.


"Agora clamo a todos que amam o futebol e estão cansados de tanta sacanagem a se juntar a mim nessa causa", acrescentou.

Fonte: Terra // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM