Homem é internado com malária após visitar companheira em cidade com surto da doença na Bahia

Foto de null

Bahia

22 de janeiro de 2018 às 13h25

 | 

Foto: 

Imagem de Homem é internado com malária após visitar companheira em cidade com surto da doença na Bahia

Mosquito Anopheles stephensi, transmissor da malária, picando uma vítima (Foto: (Foto: Jim Gathany/CDC/Reuters))

Um rapaz foi internado com malária em Wenceslau Guimarães, baixo sul da Bahia, cidade que passa por um surto da doença. A informação é do prefeito da cidade, Carlos Alberto Liotério, em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (22). Ele disse ainda que 23 casos estão confirmados no município. Uma pessoa já morreu com a doença.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) disse que ainda possui o registro de oito casos, mas que, nesta segunda-feira, deve divulgar uma atualização com o boletim da doença.

De acordo com o prefeito, o paciente que registra o mais novo caso é de Presidente Tancredo Neves, cidade a cerca de 26 quilômetros de Wenceslau Guimarães. Ele passou a ter sintomas da malária após ir até a localidade de Chico Lopes, que fica em Wenceslau Guimarães. O prefeito disse ainda que o paciente tem estado de saúde estável.

"Ele [o paciente] tem uma pessoa com a qual se relaciona, e ela mora lá em Chico Lopes, uma localidade daqui [Wenceslau Guimarães] que está com o surto da malária. Ele foi visitá-la na semana passada e depois passou a ter os sintomas. Ao procurar o médico, ele disse que tinha vindo aqui [em Wenceslau Guimarães] e o médico pediu o exame, que confirmou a malária. Ficamos sabendo do caso no sábado [20]", explicou Liotério.

Carlos Liotério informou que dos 23 casos confirmados em Wenceslau Guimarães, nove foram transferidos para outros hospitais do estado para que cada paciente tenha atendimento especializado oferecido pelas unidades de saúde.

"Cinco foram transferidos para a Santa Casa de Misericórdia de Valença, duas crianças foram levadas para o Hospital Manoel Novaes em Itabuna, outra criança está no hospital Irmã Dulce, em Salvador, e uma senhora foi para o Hospital do Cacau, em Ilhéus", detalhou.

A malária é uma doença infecciosa causada pelo parasita Plasmodium. É transmitida pela picada do mosquito de gênero Anopheles ou por contato pelo sangue, como o compartilhamento de seringas.

Os sintomas incluem mal-estar, calafrios, seguido de suor intenso e prostração. No caso do plasmodium do tipo falciparum, pode ocorrer uma grave anemia, potencialmente fatal.

Fonte: G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM