Marinha aponta responsáveis por tragédia e revela peso irregular de 400kg em embarcação que virou e matou 19 pessoas

Foto de null

Salvador

23 de janeiro de 2018 às 13h18

 | 

Foto: 

Imagem de Marinha aponta responsáveis por tragédia e revela peso irregular de 400kg em embarcação que virou e matou 19 pessoas

Conclusões do inquérito da Marinha apontam 'possíveis responsáveis' por tragédia que matou 19 pessoas (Foto: Henrique Mendes/G1)

A Marinha divulgou na manhã desta terça-feira (23), em Salvador, os resultados apontados pelo inquérito que investigou as causas da tragédia que causou a morte de 19 pessoas, e uma 20ª ainda considerada desaparecida, no dia 24 de agosto de 2017, na Baía de Todos-os-Santos, região turística da Bahia.

Para a Marinha, houve negligência do engenheiro responsável técnico pela embarcação e do proprietário da empresa, além de imprudência por parte do comandante.

Entre as causas determinantes listadas estão a instalação de 400 kg de lastros (pesos usados para ajudar na capacidade de manobras) soltos que deslizaram dentro da embarcação, contribuindo "negativamente para a capacidade de recuperação dinâmica da embarcação".

Segundo a Marinha, no dia 20 de abril de 2017 - quatro meses antes da tragédia -, foi feita uma vistoria na embarcação. No entanto, após a vistoria, a embarcação passou por mudanças, irregulares, como a inclusão dos lastros de 400 kg.

A Marinha ressalta que deveria ter sido feito pedido de estudos de estabilização após inserção dos pesos.


Marinha divulga resultado de inquérito da tragédia de Mar Grande (Foto: Henrique Mendes/G1)
Com isso, de acordo com as investigações, "os possíveis responsáveis diretos são":

- Por negligência: Engenheiro responsável técnico pela embarcação.
- Por negligência: Proprietário da empresa responsável pela operação da embarcação.
- Por imprudência: Comandante da embarcação.

Segundo o inquérito da Marinha, diante das condições climáticas adversas, com ondas, o comandante deveria ter retornado ao Terminal Marítimo de Mar Grande, e aguardar a melhora do tempo. A lancha naufragou às 6h40 do dia 24 de agosto, dez minutos após deixar o terminal de Mar Grande em direção a Salvador.

Lancha ficou presa nos arrecifes próximo ao local onde virou (Foto: Afonso Santana/Arquivo pessoal)

Fonte: G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM