Procon vistoria camarotes na operação “Carnaval de Todos”

Foto de null

Carnaval 2018

07 de fevereiro de 2018 às 14h04

 | 

Foto: 

Imagem de Procon vistoria camarotes na operação “Carnaval de Todos”

Imagem relacionada

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) realiza mais uma edição da operação ‘Carnaval de Todos’ para fiscalizar a comercialização de produtos e serviços oferecidos ao longo da festa. Na segunda fase da ação, encerrada na terça-feira (6), o Procon, em parceria com a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef/SJDHDS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), vistoriou as condições de acessibilidade de camarotes comerciais do circuito Dodô (Barra-Ondina), além da qualidade do atendimento ao consumidor com deficiência.

Nos dias de fiscalização, técnicos do Procon e da Sudef visitaram os estabelecimentos para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por meio da instalação de rampas e portas de acesso mais largas, balcões acessíveis de atendimento, banheiro adaptado, além de piso tátil e antiderrapante - medidas previstas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015).

Na operação deste ano, foram fiscalizados 13 camarotes, dos quais 11autuados. Um dos problemas mais recorrentes é a falta de acessibilidade dos espaços internos dos empreendimentos, que comprometem a circulação dos foliões com deficiência. Os camarotes com irregularidades foram notificados pelo Procon para adequação imediata (em até cinco dias úteis) ou por meio da abertura de processos administrativos mais duradouros, sob pena de multas que variam entre R$ 400 e R$ 6 milhões, a depender do caso e de fatores como porte da empresa, natureza da infração e reincidência.

Fonte: Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM