Militares venezuelanos buscam atendimento médico no Brasil

Foto de null

Geral

12 de fevereiro de 2018 às 08h00

 | 

Foto: 

Imagem de Militares venezuelanos buscam atendimento médico no Brasil

 

 

Tarde de domingo, 21 de maio de 2017, o general de brigada do Exército venezuelano Silvano José Torres Oñates, de 46 anos, atravessa a fronteira de seu país rumo à capital de Roraima, Boa Vista, sem informar oficialmente às autoridades militares brasileiras e sem se identificar como integrante das Forças Armadas do país vizinho.

Sua discrição tinha um motivo: como membro da cúpula militar que apoia o presidente Nicolás Maduro, ele vinha ao Brasil em busca de atendimento médico após sofrer uma fratura no fêmur.

Prontuários de atendimentos realizados no principal hospital de Boa Vista obtidos pelo GLOBO revelam um fluxo de militares venezuelanos em busca de socorro, sem que o Comando do Exército seja previamente informado. O movimento chamou a atenção do serviço de inteligência do Exército.

O Globo //// A F ////

Duas horas depois de Oñates dar entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR), o capitão do 513º Batalhão de Infantaria de Selva Jairo Jose Lotero Mendoza também chegou ao hospital.

Os dois apresentavam fraturas expostas no fêmur e na tíbia, e deram justificativas contraditórias para os ferimentos. Enquanto o “motivo do atendimento” de Oñates foi registrado como “outros”, o de Mendoza aparece como “acidente de moto”.

Além disso, apenas o prontuário do capitão o identifica como “militar”, enquanto o do general não informa sequer seu documento de identidade.

 

O Globo ///// A F ////
 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM