Ex-reitor da UFJF, Henrique Duque é preso em operação da Polícia Federal e do MPF

Foto de null

Brasil

21 de fevereiro de 2018 às 14h55

 | 

Foto: 

Imagem de Ex-reitor da UFJF, Henrique Duque é preso em operação da Polícia Federal e do MPF

O ex-reitor da UFJF, Henrique Duque, chegando à sede da PF em Juiz de Fora (Foto: Rodrigo Souza/G1)

ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque de Miranda Chaves Filho, foi uma das pessoas presas na operação "Editor" deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF) nesta quarta-feira (21). Ele estava em Rio Casca e foi conduzido por policiais até a delegacia da PF em Juiz de Fora, onde presta depoimento.

O advogado de defesa dele se manifestou. "Ainda não tivemos acesso à integralidade dos autos, porém, de plano já nos causa profunda estranheza a decretação de uma prisão preventiva tendo em vista que os alegados fatos que estão sendo apurados teriam ocorridos há quatro anos atrás, não tendo mais nenhuma correlação com o dia-a-dia do professor Henrique", diz a nota.

De acordo com as informações divulgadas pela Polícia Federal, o objetivo das ações da operação é apurar fraudes em licitação, falsidade ideológica em documentos públicos, concessão de vantagens contratuais indevidas, superfaturamento e peculato durante a obra de ampliação do Hospital Universitário (HU) da UFJF.

Os crimes investigados resultaram em prejuízo de R$ 19 milhões aos cofres públicos, segundo o MPF.

Além de Duque, a PF cumpriu outros quatro mandados judiciais de prisão preventiva contra ex-servidores da UFJF e empresários vinculados a uma empresa de engenharia - dois em Juiz de Fora e outros dois em Belo Horizonte.

Dez mandados judiciais de busca e apreensão e um mandado judicial de suspensão do exercício de função pública também foram cumpridos em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Porto Alegre (RS). As medidas foram decretadas pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora.

Fonte: G1 // Ao

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM