Companheira de Mãe Stella entra com ação contra representante legal do terreiro

Foto de null

Geral

12 de março de 2018 às 06h15

 | 

Foto: 

Imagem de Companheira de Mãe Stella entra com ação contra representante legal do terreiro

 

Mãe Stella de Oxóssi está morando no município de Nazaré desde dezembro passado - Foto: Mila Cordeiro l Ag. A TARDE l 11.12.2017

 

A psicóloga e escritora Graziela Domini, de 55 anos, companheira da ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, 92, ingressou na Justiça  com uma queixa-crime contra o obá odofin (ministro de Xangô) e presidente da Sociedade Cruz Santa do Ilê Axé Opô Afonjá, Ribamar Daniel, pelos crimes de difamação e calúnia.

De acordo com a peça, Ribamar, que comanda a instituição responsável por manter oficialmente o terreiro, teria difamado e caluniado Graziela ao acusá-la publicamente de dopar Mãe Stella, dilapidar o patrimônio do templo e impedir o acesso de outras pessoas à ialorixá considerada a mais importante sacerdotisa de candomblé viva.

À época das declarações, quando a mãe de santo mudou-se para o município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, um vídeo vazado na internet chegou a mostrar Graziela sendo expulsa de um cômodo do terreiro por filhos de santo da casa.

Uma representação contra ela, também, foi feita no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio de um abaixo-assinado subscrito por 71 deles. Na ocasião, na carta entregue ao órgão, a companheira da ialorixá, também, foi acusada de retirar móveis tradicionais da Casa de Xangô, de fechar o Museu Ilê Ohun Lailai, criado em 1982, e de substituir a sacerdotisa em rituais litúrgicos, como o jogo de búzio. Ela nega tudo.

 

A Tarde ///  A F /// 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM