Com 75% de vagas para cotistas, UFSB enfrenta casos de fraudes em cotas afirmativas

Foto de null

Educação

14 de março de 2018 às 06h00

 | 

Foto: 

Imagem de Com 75% de vagas para cotistas, UFSB enfrenta casos de fraudes em cotas afirmativas

 

Resultado de imagem para fotos da universidade federal do sul da bahia

 

A reserva de 75% das vagas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para o sistema de cotas tem como objetivo trazer integração universitária para os municípios do estado que só contam com escolas públicas.

Mas, de acordo com denúncias feitas por alunos da região, não é bem o que vem acontecendo com as cotas da UFSB. Segundo os estudantes, a universidade está com dificuldades na hora de garantir que as cotas raciais para indígenas, negros e pardos atendam candidatos que realmente se enquadrem nos perfis beneficiados.

O problema, intensificado durante o começo deste ano com o início de cursos lineares como Medicina e Direito, fica por conta de fraudes na hora da autodeclaração do candidato, único requisito pedido pela universidade na hora de conceder o benefício.

“Além da autodeclaração, que é um mecanismo garantido por lei, a universidade não tem nenhuma outra regra que possa utilizar para determinar se um aluno é cotista por modalidade afirmativa ou não”, defendeu a reitora da universidade, a professora Joana Angélica. 

“Os alunos que se declaram negros precisam passar por uma banca formada por pessoas brancas e negras para que eles possam ser reconhecidas enquanto sujeitos”, contou.

“Deveria haver uma entrevista para que esses alunos fossem questionados sobre questões raciais. Saber como eles se veem e o que já lhes aconteceu para, supostamente, serem negros”, completou Moisés. A reitoria da UFSB não está sozinha. Fraudes em cotas afirmativas são uma ocorrência comum em universidades do país, lembra a reitora Joana Angélica:

“Essa é uma questão que acontece no Brasil inteiro. As universidades sempre têm problemas de fraudes, com a gente não está sendo diferente”.

Para driblar o problema e apurar as denúncias de fraude, a UFSB criou uma comissão para apurar os casos. A comissão, porém, parou de operar antes mesmo do início dos trabalhos, segundo Moisés Sant’Ana: “Durante todo o processo, a ouvidoria da universidade foi bombardeada de denúncias, mas antes mesmo da comissão começar a trabalhar, o chefe pediu para sair”.

“Os processos estão parados e os alunos denunciados estão matriculados normalmente”, se queixou o membro da Comissão de Políticas Afirmativas e cotista na UFSB.

 

BNotícias ////  A  F ////

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM