Prefeitura vai contratar auditoria para avaliar bilhetagem de ônibus

Foto de null

Transporte

15 de março de 2018 às 10h30

 | 

Foto: 

Imagem de Prefeitura vai contratar auditoria para avaliar bilhetagem de ônibus

 

Resultado de imagem para fotos de cartões de bilhetagem eletronica

 

Na próxima semana será lançado o edital de licitação para contratar uma empresa que fará a auditoria da bilhetagem dos ônibus urbanos em Salvador. O objetivo é verificar quantos passageiros equivalentes (que correspondem a uma passagem inteira) usam este modal de transporte na cidade.

O motivo para a auditoria foram as constantes reclamações das empresas que compõem o Consórcio Integra, vencedoras da concorrência para operar o transporte coletivo da capital. 

“O cálculo para o valor da tarifa de ônibus foi baseado no trânsito de 28 milhões de passageiros equivalentes por mês. Em cima disso, tem uma planilha de custos e de tarifa.

O contrato foi assinado em 2014 e a operação começou em abril de 2015. Desde lá elas disseram que não tem essa demanda, tinha 27, 26 e foi caindo, caindo. Hoje estaria em 22”, explicou o presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador, Henrique Trindade.

“Vamos investigar se existe e a causa dessa queda do número de passageiros. Se for uma causa externa, vamos ter que fazer um ajuste no contrato. Se for risco do contrato (como a operação do metrô e a integração), eles vão ter que assumir”, revelou Fábio Mota, secretário municipal de Mobilidade Urbana. 

Na prática, se a queda for mesmo comprovada e a causa não tiver nada a ver com algo que possa ser gerido pela prefeitura, isso significa que ela terá impacto no reajuste da tarifa do ônibus, que deverá aumentar mais que o previsto anteriormente. Além disso, a comprovação da redução terá outros efeitos.

“Se efetivamente houve essa queda, temos que reavaliar todo o sistema de transporte. Isso passa também por revisão de linhas”, explica Trindade. 

Resultado

A auditoria deve ser feita tanto analisando dados dos sistemas das empresas e da própria Prefeitura, quanto nas próprias catracas dos ônibus.

A expectativa é que a empresa contratada divulgue os resultados nos próximos seis meses. A licitação será acompanhada por uma comissão mista composta pela Arsal, Semob, Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) e Secretaria Municipal de Gestão (Semge).

 

Correio /// A F ////

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM