Investigação aponta erros do Estado e da Marinha em naufrágio com 19 mortos; relatório indica que comandante foi vítima

Foto de null

Bahia

19 de março de 2018 às 15h16

 | 

Foto: 

Imagem de Investigação aponta erros do Estado e da Marinha em naufrágio com 19 mortos; relatório indica que comandante foi vítima

Quase dois meses após a Marinha ter concluído inquérito apontando que o naufrágio que deixou 19 mortos na Baía de Todos-os-Santos foi provocado por uma série de negligências e imprudências de funcionários e da empresa responsável pela embarcação, a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA) divulgou relatório de investigação, na manhã desta segunda-feira (19), indicando erros de fiscalização e operacionalização do Estado, da própria Marinha e da empresa responsável pela lancha que acabaram contribuindo com a tragédia.

Diferentemente da Marinha, que indicou imprudência, a SRT aponta que o comandante da embarcação foi uma vítima do sistema de travessias. De acordo com o coordenador Regional de Inspeção do Trabalho Portuário da SRT, Palmério Queiróz, o operador da lancha não tinha como deduzir a viabilidade da navegação.

Ele ainda defendeu que o sistema de travessias não oferece informações necessárias ao comandante para essa decisão. "Ou seja, você olha para o horizonte e diz 'eu vou navegar'. Não tem nenhuma biruta lá para saber a posição do vento. O sistema não oferece para ele essa informação. Ele que tem que deduzir se vai ou não", diz o coordenador.

Segundo a superintendente Regional do Trabalho, Gerta Schultz, o relatório, que foi feito em um período de quatro meses, será encaminhado para todos os citados, como também ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

G1 // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM