Treinamento: COE simula assalto com reféns no Metrô

Foto de null

Bahia

21 de março de 2018 às 13h16

 | 

Foto: 

Imagem de Treinamento: COE simula assalto com reféns no Metrô

Equipes da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil simularam, na manhã desta quarta-feira (21), um assalto seguido de reféns, no Metrô de Salvador. A atividade, instituída para reforçar a capacitação dos profissionais, fez parte do calendário em comemoração aos 25 anos da unidade


A ocorrência começa com uma tentativa de roubo, em um posto de gasolina. Viaturas da COE passavam pelo local, na hora da ação criminosa. A dupla de assaltantes, percebendo a chegada dos policiais civis, foge em direção à estação do Metrô.

Em um dos trens eles fazem seis reféns, sendo quatro seguranças, uma passageira grávida e um homem que sofre de hipertensão. Diante da situação é instalado o Gabinete de Crise e acionado o Time de Negociadores. O Grupo Tático, o sniper e o Canil fecham o perímetro da estação.


"Iniciamos o processo com o objetivo de libertar os inocentes e capturar os criminosos. Seguimos o passo a passo, atendendo algumas solicitações, ganhando a confiança da dupla", explicou o coordenador da COE, delegado André Viana. Depois da água, comida e presença da imprensa, pedidos pelos criminosos, três reféns são liberados. "Aos poucos eles vão conseguindo o objetivo principal, que é resgatar todos com vida", acrescenta o delegado.


Após 5 horas de negociação, os criminosos identificaram um dos reféns como policial e, quando se preparavam para atirar na vítima, foram surpreendidos pelo Grupo Tático. A dupla é atingida, socorrida, mas não resiste aos ferimentos. Todos os reféns são retirados vivos. “Fazemos rotineiramente este tipo de treinamento. Como sempre ressaltamos, policial de operações especiais não pode errar”, concluiu.

Da redação com informações da SSP // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM