Prefeitura oferece vacinação antirrábica em 94 postos de Salvador

Foto de null

Salvador

26 de março de 2018 às 18h05

 | 

Foto: 

Imagem de  Prefeitura oferece vacinação antirrábica em 94 postos de Salvador

 

A Prefeitura de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está oferecendo gratuitamente a imunização antirrábica, que pode ser encontrada em 94 postos físicos da rede de saúde, cuja lista pode ser consultada no site www.saude.salvador.ba.gov.br. As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Apesar de Salvador não registrar casos de raiva canina desde 2009 e de raiva em humanos desde 2004, a chefe do Setor de Informações do CCZ, Ana Galvão, reforça a importância da vacinação. “A raiva é doença incurável, contagiosa e que pode até matar. A vacina antirrábica evita doenças tanto para o animal, quanto para o dono. É importante a população estar atenta a isso.”

Sintomas e controle – A transmissão da raiva ocorre pela saliva do animal doente em contato com a pele, por mordedura, arranhadura ou lambedura. Geralmente, os sintomas da doença são a dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento e de hábitos alimentares, além de paralisia das patas traseiras.

Para o controle da doença, a SMS tem intensificado ações de vacinações de cães e gatos. Para passar pelo procedimento, os cães e gatos devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Em 2017, 184 mil cães e 78 mil gatos foram imunizados contra a doença. “Quem for agredido por um animal suspeito, precisa limpar o local imediatamente com água e sabão e procurar um serviço de saúde”, orienta Ana Galvão.

Castramóvel – O CCZ também é responsável pela castração dos animais domésticos. Nos primeiros meses de 2018, cerca de 800 cirurgias foram realizadas pelo Castramóvel, serviço itinerante evita a reprodução desordenada dos animais. Para a realização do serviço, os animais devem ter seis meses a cinco anos de vida, peso superior a um quilo, e as fêmeas não podem estar no período gestacional.

É preciso comparecer ao local com documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação antirrábica do animal. São distribuídas, diariamente, 100 fichas para atendimento. Cada pessoa pode levar até três animais. As cirurgias são agendadas para quarta, quinta ou sexta-feira.

Agecom // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM