Itália retira alarme sobre possível atentado em Roma

Foto de null

Mundo

26 de março de 2018 às 19h55

 | 

Foto: 

Imagem de Itália retira alarme sobre possível atentado em Roma

ROMA, 26 MAR (ANSA) – A polícia da Itália retirou nesta segunda-feira (26) o alerta sobre um possível atentado terrorista no centro histórico de Roma por parte de um cidadão tunisiano, Atef Mathlouthi, de 41 anos.   

O alarme havia sido lançado nos últimos dias, após a embaixada italiana na Tunísia ter recebido uma carta anônima que dizia que Mathlouthi, supostamente ligado ao Estado Islâmico (EI), estaria planejando um ataque na “cidade eterna”.   

No entanto, descobriu-se que o suspeito não tem ligação com o terrorismo. “O cidadão tunisiano, até o momento, não é tido como um perigo concreto e atual. O caso ainda está em fase de novos aprofundamentos, mas não determinou nenhum alerta”, diz uma nota da Polícia de Estado.   

O próprio Mathlouthi, que vive na Tunísia e tem antecedentes criminais por tráfico de drogas, deu uma entrevista para a emissora “Rai” e disse que não planeja nenhum atentado na Itália. “Não sou terrorista, não me interesso por política.   

Quero pagar por meus crimes na Itália e gostaria de encontrar o Papa com toda a minha família”, afirmou o tunisiano.   

Em entrevista à ANSA, sua esposa, Beja Ben Dhaou, que vive em Palermo, contou que ela e seus quatro filhos vivem de doações de uma igreja e do “pouco dinheiro” que Mathlouthi consegue enviar.   

“Meu marido sofreu diversas condenações por crimes menores [cinco anos e seis meses de cadeia]. É verdade, foi embora para não terminar na prisão, mas agora quer voltar à Itália, cumprir sua pena e voltar a ser um cidadão livre que pode ficar com a própria família”, acrescentou.   

O próprio Ministério do Interior da Tunísia emitiu um comunicado dizendo que Mathlouthi não tem ligação com o terrorismo. A nota cogita que a carta anônima possa ter sido enviada à embaixada italiana por um inimigo dele.   

Apesar disso, a Itália não deve aliviar as medidas de segurança em Roma, principalmente em função da Páscoa, quando a cidade receberá milhares de fiéis para as celebrações do papa Francisco, um alvo declarado do EI.

ANSA // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM