Elevador Lacerda é iluminado de roxo em campanha de conscientização da epilepsia

Foto de null

Salvador

27 de março de 2018 às 12h18

 | 

Foto: 

Imagem de Elevador Lacerda é iluminado de roxo em campanha de conscientização da epilepsia

O Elevador Lacerda estará iluminado até esta terça-feira (27) com a cor roxa em apoio à campanha internacional de conscientização da epilepsia, chamada de “Dia Roxo” ou “Purple Day”, comemorado sempre no dia 26 de março. A ação conta com o apoio da Diretoria de Iluminação Pública (DSIP), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O Purple Day tem como objetivo aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta aproximadamente 1% da população, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas. Só em Salvador, estima-se que haja cerca de 30 mil pessoas com este diagnóstico.

De acordo com o neurologista Humberto de Castro, a epilepsia pode acometer indivíduos de qualquer idade, sendo que as crianças e os idosos são mais suscetíveis. “Felizmente, existem tratamentos muito eficazes e cerca de 70 a 80% dos indivíduos afetados conseguem ficar totalmente livres de crises, mas, apesar disso, sofrem muito preconceito devido ao desconhecimento e mitos a respeito dessa condição”, diz.

Campanha - Em 2008, uma criança da Nova Escócia, Cassidy Megan, motivada pela sua própria batalha contra a epilepsia, criou a ideia do Purple Day (Dia Roxo), no qual as pessoas se vestem de roxo para chamar atenção para esta doença tão comum e tão estigmatizada. Desde então, o dia 26 de março passou a ser reconhecido como Dia Internacional da Conscientização da Epilepsia, sendo comemorado nos cinco continentes, em várias cidades do mundo.

Fonte: Secom // AO 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM