Hemoba promove ações de coleta externa nos shoppings Salvador e da Bahia

Foto de null

Salvador

27 de março de 2018 às 12h45

 | 

Foto: 

Imagem de Hemoba promove ações de coleta externa nos shoppings Salvador e da Bahia

Hemoba promove ações de coleta externa no Salvador Shopping e Shopping da Bahia para reforçar os estoques de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanha de coleta externa para atender os interessados em fazer doação de sangue e cadastro de medula óssea, por meio das unidades móveis (Hemóveis), desta terça a quinta-feira (27 a 29), na entrada principal do Shopping da Bahia e no Piso G1 do Salvador Shopping. O atendimento acontece das 8 às 17h.

A expectativa da Hemoba é descentralizar o atendimento e facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue. A iniciativa também busca captar e fidelizar potenciais candidatos à doação que circulam pelos centros comerciais. "Os shoppings são locais estratégicos, com uma intensa movimentação de pessoas, todos os dias. Então, é mais uma oportunidade para os voluntários comparecerem e praticarem a solidariedade", diz o coordenador técnico de coleta da Hemoba, Marcelo Matos.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Estoque

Desde o início do ano, os estoques da Hemoba estão em alerta. No momento, a Fundação precisa de doadores de sangue dos tipos A-, B-, B+, O- e O+, porque o estoque dos grupos A+, AB+ e AB- estão estáveis. A posição do estoque é variável de acordo com os pedidos dos hospitais e unidades de saúde.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.  Para isso, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam ser acompanhados por um responsável legal -, pesar 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. É preciso apresentar um documento oficial com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Secom // AO 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM