'Esses profissionais querem repetir práticas violentas', diz Suíca

Foto de null

Política

05 de outubro de 2015 às 16h30

 | 

Foto: 

Imagem de 'Esses profissionais querem repetir práticas violentas', diz Suíca

O vereador Luiz Carlos Suíca (PT), líder da oposição na Câmara de Salvador, condenou a agressão sofrida por artistas e integrantes do movimento “Que Ladeira é Essa?”, na última sexta-feira (2), por integrantes da Guarda Municipal. O vereador considerou a ação excessiva e agressiva. A atuação da Guarda Municipal estava inserida em uma operação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) para derrubar edificações na Ladeira da Preguiça. 

Para Suíca, dois fatores devem ser considerados: “Primeiro é inevitável reconhecer que o atual comando da Guarda Municipal, que é dirigido por um coronel da Polícia Militar, não prioriza o real propósito desta instituição que é o policiamento comunitário”.

Acrescenta, como segundo fator, que, em alguns casos, “esses profissionais querem repetir práticas violentas e têm feito isso contra movimentos sociais e trabalhadores informais em várias partes da cidade”. 
Para Suíca, a gestão municipal deve priorizar a revitalização dessas áreas centrais que estão sendo derrubadas. “Por que não fazer operações de remoção de ocupações ilegais de alto luxo como nas bordas do Parque de Pituaçu? Áreas que privilegiam atuais ou futuros aliados, em determinados bairros, não são alvos de derrubadas e as obras continuam a todo o vapor, como é o caso de Pernambués”, questionou. 

Para prevenir ações de conflito, propõe que o poder público privilegie o diálogo e favoreça a cultura e ações de rua em várias áreas.

Foto: Reprodução / CMS

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM