Compras fracionadas : direitos do consumidor e as práticas abusivas

Foto de null

Geral

19 de abril de 2018 às 11h02

 | 

Foto: 

Imagem de Compras fracionadas : direitos do consumidor e as práticas abusivas

 

Resultado de imagem para fotos do diretor do procon bahia

Iratan Villas Boas 

 

No dia a dia muitos consumidores são vítimas de práticas abusivas capitaneadas por maus fornecedores. É comum encontrar um consumidor que foi vítima de uma "venda casada", nome popular dado a prática abusiva de condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

A conduta infrativa em questão, é proibida pelo inciso I, do artigo 39, do Código de Defesa do Consumidor e pelo inciso I, do artigo 12 do Decreto Federal 2.181/97.

A "venda casada" pode acontecer de duas formas: (1) condicionando o fornecimento de produto ou serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço e, (2) quando, sem justa causa, o fornecedor impõe limite quantitativos para compra ou contratação, seja estes limites mínimos ou máximos.

Tratando-se da segunda hipótese, a Lei consumerista garante aos consumidores, no rol de direitos básicos, dentre outros, o direito a Liberdade de Escolha (art. 6, II).

Desta forma, entende-se que o consumidor tem a liberdade de escolha na hora de contratar, devendo o fornecedor garantir essa liberdade e não utilizar de métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como de práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços (art. 6, IV, do CDC).

Todavia, o Código do Consumidor também defende que as relações de consumo entre consumidores e fornecedores devem ser pautadas pela harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico, de modo a viabilizar os princípios nos quais se funda a ordem econômica (art. 170, da Constituição Federal),sempre com base na boa-fé e equilíbrio nas relações entre consumidores e fornecedores.

Assim, nos casos em que o fracionamento do produto ocasionar prejuízos ao fornecedor, dificultando a venda da parte restante do produto ou comprometendo suas características, prazos de validade ou embalagem, desarmonizando a relação entre as partes, ou,  caso o fracionamento do produto não seja prática habitual daquela localidade ou daquele fornecedor, a regra deixa de ser obrigatória.

Contudo, é dever do fornecedor justificar fundamentadamente a negativa do fracionamento de produtos ou serviços para que o consumidor possa conhecer das justificativas e acatar ou atacar a plausividade dos argumentos apresentados, sabendo que a regra é o direito ao fracionamento e a exceção é a negativa desde que justificada.

Por Dr. Iratan Vilas Boas, Advogado, Especialista em Direito do Consumidor, Diretor do Procon Ba.

///  Da Redação, com Alberval Figueiredo

 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM