Corpo de Bombeiros e Conder firmam parceria no Centro Histórico

Foto de null

Bahia

11 de maio de 2018 às 18h07

 | 

Foto: 

Imagem de Corpo de Bombeiros e Conder firmam parceria no Centro Histórico

O Quartel do Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, terá as instalações elétricas reformadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), incluindo uma nova subestação dentro do prédio. A iniciativa integra uma série de ações entre as duas instituições e reforça a parceria em prol da reabilitação do Centro Antigo de Salvador, iniciada em 2014, quando a fachada e instalações internas do prédio da corporação foram reformadas e o Governo do Estado pôde devolver à comunidade um símbolo da história da Bahia.

Nesta semana, o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias, junto com equipe técnica, se reuniu com o comando geral do Corpo de Bombeiros, instalado no Quartel da Barroquinha, para entregar a proposta de reforma da parte elétrica, além do termo de cessão de uso de um terreno na Rua do Gravatá para atender as necessidades da corporação. 

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, a parceria entre as duas instituições tem uma grande importância não somente pela recuperação e restauro da fachada e estrutura interna com aproveitamento dos múltiplos espaços, mas representa o resgate histórico, com a continuidade da recuperação integral de toda a edificação, para que ela esteja integrada ao projeto de reabilitação do Centro Antigo de Salvador. 

“A presença do Comando Geral do Corpo de Bombeiros na região do Centro Histórico de Salvador reforça a importância de ocupação deste território, trazendo mais segurança e atrativo para a região. Em 2014, foi concluída a primeira etapa de recuperação do prédio. Agora, damos continuidade a essa parceria que trará benefícios para a comunidade, que poderá ser atendida com mais qualidade e para os funcionários com instalações mais adequadas para exercerem suas atividades”, declara Maurício Mathias.

O quartel do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), na Barroquinha, completou 100 anos em 2017. Desde 2010, o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Ele representa um marco arquitetônico e histórico no Centro Histórico de Salvador. Cerca de 100 pessoas trabalham no local, com atividades administrativas de Comando, SubComando e o 1º GBM, que combate incêndios desde o bairro de Paripe até o Rio Vermelho.

Reforma do Quartel

A primeira etapa da reforma do Quartel do Corpo de Bombeiros foi concluída em 2014, com investimentos estaduais de R$ 6,2 milhões. A requalificação da unidade implica numa maior integração entre a corporação e a comunidade, com a abertura do prédio ao público, que, assim, terá a oportunidade de conhecer a história da instituição.

Foram executados parte das instalações elétricas e hidráulicas, assim como serviços de drenagem e esgoto, pintura, pavimentação do pátio central, além de reservatórios, instalação de elevador, construção de auditório, recuperação e estabilização de fachadas, restauração e recomposição de elementos e recuperação e reforço da cobertura e estrutura metálica.

SSP /// ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM