Bahia recebe primeiro lote de insulinas da parceria entre Bahiafarma e Indar

Foto de null

Bahia

15 de maio de 2018 às 08h18

 | 

Foto: 

Imagem de Bahia recebe primeiro lote de insulinas da parceria entre Bahiafarma e Indar

Bahia recebe primeiro lote de insulinas da parceria entre Bahiafarma e Indar

A Bahia recebeu nesta segunda-feira (14) o primeiro lote de insulinas que serão fornecidaes pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), em parceria com o laboratório ucraniano Indar. A distribuição foi iniciada em todo o Nordeste.

"O início da distribuição da insulina da Bahiafarma e a perspectiva da construção da fábrica, que será a primeira de imunobiológicos no Nordeste, marcam uma mudança de patamar da Bahia e do Nordeste no contexto do Complexo Industrial da Saúde no Brasil", afirmou o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

O laboratório baiano será responsável por 50% da demanda do Ministério da Saúde para as insulinas de maior de uso no País – a Regular (R) e a de ação prolongada (NPH). A instalação da fábrica de insulinas deve acontecer no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com previsão de conclusão de 40 meses após o início das obras, previsto para o segundo semestre deste ano.

Neste período, será realizada a transferência de tecnologia entre os laboratórios ucraniano e baiano. "É um processo extremante complexo, tanto que são poucos os países do mundo que dominam essa tecnologia", acrescentou Dias. O contrato entre Bahiafarma e Ministério da Saúde prevê a entrega de 20 milhões doses, distribuídas por todo o país.

Fonte: Secom // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM