Governo Temer diz: “Avançamos, dois anos de vitórias na vida de cada brasileiro”, durante balanço

Foto de null

Política

15 de maio de 2018 às 14h16

 | 

Foto: 

Imagem de Governo Temer diz: “Avançamos, dois anos de vitórias na vida de cada brasileiro”, durante balanço

A avaliação é feita em tom de certa resignação. Assessores do presidente Michel Temer costumam elencar os números positivos obtidos pela administração do emedebista, que hoje estarão numa cartilha a ser distribuída durante o evento de balanço de dois anos de gestão, na tentativa de mostrar que poucos governos fizeram tanto quanto o atual.

Segundo eles, não fosse o desgaste político de Temer, o presidente não só teria condições de se candidatar à reeleição como poderia chegar pelo menos ao segundo turno. Graças, afirmam, aos resultados positivos na economia e na área social durante esses dois anos de governo.

Só que, admitem, Temer é um teflon seletivo e ao contrário. O que é bom não cola na imagem dele. Já o que é ruim fica grudado e não sai.

Os motivos, avaliam assessores mais realistas, não estão ligados apenas às denúncias feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Temer no ano passado e as investigações em curso na Polícia Federal, que associam a imagem do presidente a casos de corrupção. Esses fatos pesam, mas também outros no campo político minam as forças do emedebista.

Um exemplo é ele ter começado sua administração sofrendo desgastes, com a queda de nada menos que seis ministros em 2016 e a prisão de alguns ex-ministros e amigos.

Pesam ainda contra Temer suas medidas polêmicas, com recuos forçados diante de críticas, como a flexibilização na fiscalização do trabalho escravo no Brasil e a permissão para mineração em área ambiental na Amazônia.

A equipe de Temer destaca ainda que o presidente acabou perdendo pontos junto à população por causa de suas propostas de reforma, importantes para o país, mas consideradas impopulares.

Entre elas, as reformas trabalhista e da Previdência Social. A primeira foi aprovada. A segunda, não.

Cartilha com o balanço do governo
Enfim, o fato é que Temer, apesar de ter avançado nestes dois anos, perdeu mais força política do que ganhou. No evento desta terça-feira (15), a cartilha elaborada por sua equipe irá trazer dados na seguinte linha, que vão estar também em campanha publicitária que será veiculada em breve:

A inflação caiu de 9,39% para 2,68%;
a taxa de juros do Banco Central foi reduzida de 14,25% para 6,5%;
a fila de pessoas em busca de benefícios do Bolsa Família foi zerada, sendo que havia 1,9 milhão de famílias em busca do programa em maio de 2016;
governo reajustou os benefícios do Bolsa Família duas vezes, em 12,5% e 5,67%;
foram contratadas 38 mil novas unidades por mês no Minha Casa, Minha Vida.
A cartilha, de 36 páginas, diz em sua capa: “Avançamos, dois anos de vitórias na vida de cada brasileiro”.

Em seguida, diz: “O Brasil voltou”. Uma tentativa de fazer uma ligação com o coro de campos de futebol, quando um time se recupera de uma fase negativa e ganha um campeonato: “O campeão voltou”.

Uma trapalhada feita no convite para o evento acabou sendo um retrato do governo atual. Lá, estava impresso: “O Brasil voltou, vinte anos em dois”.

Sem a vírgula e lida apressadamente, a interpretação seria a oposta da pretendida. De que o país poderia ter retrocedido vinte anos em dois. Sem falar que era uma busca de recriar o slogan do ex-presidente Juscelino Kubitschek, “Cinquenta anos em cinco”. Enfim, até quando é para faturar o governo Temer arranja um jeito de tropeçar nas próprias pernas.

Daí o comentário de alguns assessores: fosse outro o presidente, sem o desgaste político e as trapalhadas da sua equipe, ele teria condições de se candidatar à reeleição e ir pelo menos para o segundo turno.

Munição na economia ele tem, mas a imagem não ajuda nem um pouco e inviabiliza o projeto do MDB de permanecer no comando do Palácio do Planalto.

Têm até razão. Mas a própria equipe de Temer reconhece que a imagem do presidente se desgastou tanto que ele não consegue capitalizar o que de bom foi feito na sua administração.

Isso é, na visão de aliados, resultado das investigações contra o presidente em curso no STF, das denúncias feitas pelo Ministério Público contra ele e pelo fato de o PT ter conseguido entoar o discurso de que o emedebista seria um traidor.

Para assessores de Temer, fosse outro o presidente, sem o desgaste político acumulado pelo emedebista neste mesmo período, ele teria condições de ser candidato à reeleição e estaria pelo menos no segundo turno.

Da redação com informações do G1 // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM