Rui Costa critica burocracia em obras públicas

Foto de null

Política

17 de maio de 2018 às 12h17

 | 

Foto: 

Imagem de Rui Costa critica burocracia em obras públicas

Rui se encontrou com o ministro Valter Casimiro para tratar da liberação da duplicação da BR-415 - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE | 29.10.2015

Em agenda em Brasília, o governador da Bahia Rui Costa criticou a burocracia em torno de obras públicas. Rui  se encontrou   com o  ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, para tratar da liberação das obras de duplicação da BR-415 que liga Ilhéus a Itabuna e que espera que comecem ainda em junho deste ano. Em entrevista à rádio Sociedade,  o governador afirmou que as obras foram licitadas por preços menores do que os previstos para o trecho de 17,9 quilômetros, e ainda assim não se consegue a liberação para que tenham início.

– Ficam as firulas técnicas, argumentos técnicos daqui e dali, o papel das contas, a vírgula está fora do lugar e, enquanto isso, a gente vai atrasando a obra e eu não consigo conceber isso. Acho que o Brasil precisa realinhar o funcionamento de seus órgãos de controle, porque está paralisando, desemprego aumentando, o Brasil está parando e isso não é razoável – disse Rui. 

O governador ainda afirmou que cabe aos órgão de controle a garantia da “lisura” dos contratos, mas que não pode existir um “debate infinito sobre detalhes”, ao preço de nunca conseguir licitar. O governador disse ser “insuportável” que se demore mais de uma hora para percorrer o trecho de pouco mais de 17 km. Ficou acertado o agendamento de reunião no Tribunal de Contas da União (TCU)  para entrega de  nota  detalhada, feita em parceria entre técnicos da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).  

Fiol –  No mesmo encontro no Ministério dos Transportes, Rui Costa falou sobre a expectativa de lançamento, ainda neste ano, do edital de leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Recuperação de estradas

A boa safra dos produtores rurais do cerrado baiano motivou a recuperação, através do programa Patrulha Mecanizada, entre janeiro e abril deste ano, de 214 quilômetros de estradas vicinais, contemplando melhorias e cascalhamento em trechos da zona rural de São Desidério, Baianópolis e Barreiras. Desde 2013, quando o programa foi implantado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), mais de 1 mil quilômetros de estradas foram recuperadas, com investimento  de R$ 30 milhões. O presidente  Júlio  Busato disse que  os produtores também cobram a ação governamental, e citou  a necessidade de conclusão de trechos da BR 135 entre São Desidério e Correntina, e a viabilização do traçado da BR 020, entre Santa Rita de Cássia, Mansidão e Campo Alegre de Lourdes.   

A tarde // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM