Segunda edição da Campus Party Bahia reúne multidão durante quatro dias

Foto de null

Bahia

21 de maio de 2018 às 13h42

 | 

Foto: 

Imagem de Segunda edição da Campus Party Bahia reúne multidão durante quatro dias

A segunda edição da Campus Party na Bahia  voltou a fazer sucesso entre o público baiano. Com as presenças do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Hita; do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia e demais autoridades, a maior experiência tecnológica do mundo foi encerrada neste domingo (20), registrando números significativos com relação aos visitantes. Mais de 50 mil pessoas passaram pela Área Open, enquanto cerca de seis mil campuseiros foram registrados pela organização do evento. 

Durante os quatro dias do evento, a Arena Fonte Nova recebeu baianos e turistas apaixonados pela tecnologia e inovação. Foram 20 GB de internet, 300 horas de conteúdo, palestras, games, o 1º Fórum de Startups, que lançou o movimento brasileiro de Startups, além de espaços temáticos, como o Hacka Space, onde foi realizado o hackathon do Governo da Bahia, por iniciativa da Secti, em parceria com as Secretarias de Turismo e Cultura e da StartOnApp. Somada a essa programação destinada aos campuseiros, a Campus Party também ofereceu conteúdo de qualidade na Área Open, espaço gratuito e aberto ao público. 

Para o secretário Rodrigo Hita, Campus Party e Bahia é um casamento que deu certo. “Pelo segundo ano consecutivo, o governador Rui Costa prestigia o ecossistema de inovação tecnológica da Bahia ao trazer, através da Secti, uma experiência ímpar como a Campus Party para o nosso estado. Aqui na Arena, pessoas se conheceram, negócios foram fechados e investimentos atraídos, então não tenho dúvida de que essa é uma parceria de sucesso”, comemorou o secretário.

Nesta edição da Campus Party, o Governo da Bahia preparou uma programação gratuita de palestras para seu estande, localizado na Área Open. O público lotou e aprovou a iniciativa, que, dentre outros temas, tratou sobre Digitalismo e Inclusão. A primeira youtuber brasileira com síndrome de down, Cailana Bauer, foi uma das atrações da CPBA2. Profissionais das áreas de CTI e inventores também passaram pelo estande do Governo, como Flávio Marinho, do Senai Cimatec, Jai Souza, da Moovi Games, dentre outros. 

As palestras na área exclusiva para os campuseiros foram divididas entre os palcos Feel The Future, Steam, Games & Creativity e Coders & Makers. Um dos magistrais da CPBA2, o baiano Daniel Silveira, criador da empresa de games Bitten Toast, falou da emoção de palestrar pela primeira vez em casa, já que vive em Vancouver, no Canadá. “Estou muito feliz e grato à equipe organizadora da CPBA, já que Salvador é a minha cidade natal, e depois de todos esses anos no Canadá, estudando desenvolvimento de jogos, abrindo minha empresa, trabalhando na minha carreira, eu pude voltar para minha terra trazendo esses conhecimentos adquiridos nessa trajetória e compartilhando-os com meus conterrâneos”.

Outra novidade trazida pela Secti para o espaço gratuito foi o Escape Room, uma sala enigmática, onde um grupo de 10 pessoas precisa unir lógica e inteligência para desvendar, em 20 minutos, diversos enigmas, tornando-se vencedor ao escapar do recinto. Com tema “O Resgate”, os grupos trabalharam contra o tempo para livrar a detetive Alisson do cativeiro, após ser sequestrada por um dos seus maiores algozes. “Algumas pessoas tiveram dificuldade, mas os grupos que entenderam a importância de trabalhar em equipe conseguiram resolver o mistério e escapar da sala”, conta Laíse Oliveira, que deu vida à detetive Alisson durante os quatro dias de evento.

Hackathon 

Entre as oito equipes finalistas, a “Olá, Bahia” e a “Roda Cultural” levaram a melhor, sendo eleitas as vencedoras, nas categorias turismo e cultura, respectivamente, do desafio que durou 72h. Formado em Engenharia da Computação, Geovanne Almeida explica que seu grupo, o Roda Cultural, vencedor da categoria cultura, desenvolveu uma plataforma capaz de unir os atores do ecossistema cultural baiano, bem como oferecer ao público em geral dicas de eventos culturais. “A plataforma também vai estimular a formalização das pessoas que trabalham com produção cultural”, diz.

O estudante de Engenharia da Computação, Diego Leite, membro do grupo Olá Bahia, conta que a equipe desenvolveu uma solução voltada para o turismo. “Nós construímos um assistente para ser instalado em sites e aplicativos que possibilita que o turista encontre mais rapidamente o melhor roteiro de viagem para ele. Nossa inteligência artificial faz perguntas ao turista e capta o melhor roteiro, na Baía de Todos os Santos, de acordo com cada perfil".

As duas equipes que conquistaram o primeiro lugar nas categorias Turismo e Cultura serão premiadas com cinco passagens aéreas para edição nacional da Campus Party, em São Paulo, no próximo ano, além de cinco ingressos com camping para a CPBR12. Já as equipes que ficaram em segundo lugar ganharão cinco passagens aéreas mais ingressos com camping para a edição da Campus Party de Porto Velho, em Rondônia.

Secom // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM