Cirurgias de mutirão em Jequié serão realizadas no novo Prado Valadares

Foto de null

Bahia

21 de maio de 2018 às 18h03

 | 

Foto: 

Imagem de Cirurgias de mutirão em Jequié serão realizadas no novo Prado Valadares

Inaugurado nesta segunda-feira (21), o novo Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, possui seis modernas salas de cirurgia. Uma delas será onde Juliana Souza Lima passará por um procedimento para a retirada da vesícula. A operação foi agendada nesta segunda, na etapa de Jequié do Mutirão de Cirurgias. Desta segunda (21) até quinta (24), moradores de 26 municípios da região, que precisam realizar cirurgias de histerectomia, colecistectomia, hérnias (inguinal, epigástrica e umbilical) e tireoidectomia, estão passando por consultas e exames pré-operatórios. 

Assim como Juliana Souza Lima, Taize Souza da Silva foi até a praça da Bandeira, em Jequié, onde estão as unidades moveis que realizam os atendimentos do Mutirão de Cirurgias. Taize, que também passará por procedimento para a retirada da vesícula, contou que há cerca de quatro anos vem tentando fazer a cirurgia. “Fiquei sabendo do Mutirão e vi aqui a oportunidade de ter o meu problema resolvido”, comemorou 

Na ocasião, o governador Rui Costa destacou que o mutirão é uma metodologia que tem sido copiada por outros estados por conta do êxito que atingiu. “Fizemos em um ano cerca de 15 mil cirurgias. A Bahia tem se destacado no país como o estado que tem conseguido reduzir mais rapidamente a fila de espera por cirurgias eletivas”. 

Já o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a inclusão de procedimentos pediátricos, voltados para crianças de 4 a 13 anos. “Além das cirurgias de retirada de hérnia, vesícula e útero, incluímos outros procedimentos”, disse. 

Para o atendimento, o paciente deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria municipal de saúde onde reside. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, apresentar também o exame Beta HCG.

Secom // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM