Atentado no Afeganistão deixa 16 mortos

Foto de null

Mundo

22 de maio de 2018 às 14h45

 | 

Foto: 

Imagem de Atentado no Afeganistão deixa 16 mortos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, a maioria civis, nesta terça-feira (22) em Kandahar, sul do Afeganistão, na explosão de um micro-ônibus carregado de explosivos que a polícia tentou desativar no centro da cidade.

Quase quatro horas após a explosão, que ocorreu ao meio-dia (4h00 no horário de Brasília), o número de vítimas ainda pode aumentar, em razão de possíveis vítimas presas sob os escombros, alertou uma autoridade do hospital local.

“Eu estava na minha loja quando a explosão ocorreu, me vi rodeado de fumaça, cheio de sangue, com a mão quebrada”, relatou um morador à AFP.

Ainda não há informações sobre o grupo que preparou o veículo, nem se o ataque era iminente ou se estava planejado para uma data posterior.

De acordo com o chefe da polícia local, Mohammad Qasim Azad, “as forças de segurança acompanhavam desde as primeiras horas do dia um veículo que poderia ser usado em um ataque. Eles encontraram o micro-ônibus cheio de explosivos, estacionado perto de um ponto de ônibus”.

“O veículo explodiu quando os agentes tentava, desativá-lo”, acrescentou o funcionário.

O porta-voz do governador provincial, Daud Ahmadi, disse que “as forças de segurança agiram depois de terem recebido informações sobre o veículo (…) e que a área havia sido evacuada” antes da explosão, o que reduziu o número de vítimas.

Segundo Daud Ahmadi, “também foi encontrado um grande contêiner perto do local da explosão, cheio de explosivos, lança-foguetes, coletes suicidas (com explosivos) e munições”.

Para ele, “os terroristas planejavam realizar um enorme atentado no final do Ramadã, quando a cidade fica cheia de pessoas preparando as festividades do Eid (…) Felizmente, as forças de segurança impediram esse desastre”.

“Os últimos dados disponíveis falam de 16 mortos e 38 feridos, mas ainda temos ambulâncias no local, já que poderia haver outras vítimas sob os escombros”, indicou Mirwais de Kandahar, chefe do hospital local.

A maioria das vítimas são civis, segundo o chefe de polícia.

O porta-voz do governador provincial confirmou este balanço, acrescentando que as forças de segurança perderam quatro homens e que pelo menos outros dez ficaram feridos. A explosão também afetou cinco crianças.

Trata-se do segundo incidente com vítimas civis desde o início do Ramadã, observado no Afeganistão desde 17 de maio.

Na noite de sexta-feira, oito pessoas foram mortas e 45 ficaram feridas em uma tripla explosão durante uma partida de críquete em Jalalabad (leste), num ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

A missão da ONU no Afeganistão (Manua), que contabiliza há nove anos as vítimas civis no país, diz que os ataques contra a população no primeiro trimestre de 2018 já causaram o dobro de vítimas do primeiro trimestre de 2017, com 763 civis mortos e 1.495 feridos entre janeiro e março, 39% deles em ataques.

AFP // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Madruga Salvador

Madruga Salvador

Agora, às 00h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM