Risco de desabastecimento provoca corrida aos postos de combustíveis em São Paulo

Foto de null

Geral

24 de maio de 2018 às 05h14

 | 

Foto: 

Imagem de Risco de desabastecimento provoca corrida aos postos de combustíveis em São Paulo

 

Motoristas formam filas em posto de combustíveis na região do Itaim-Bibi, Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira (23) (Foto: Maurício Camargo / Eleven / Estadão Conteúdo)

 

Os protestos dos caminhoneiros e o risco de desabastecimento em vários setores provocaram corrida aos postos de combustíveis de São Paulo na noite desta quarta-feira (23). Filas de carros foram registradas inclusive no início da madrugada desta quinta (24) em várias regiões da capital.

Segundo a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), já foram registrados casos de desabastecimento no Rio de Janeiro, cidades do Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Outros estados também registraram o problema, como Minas Gerais e Tocantins. No Mato Grosso, por exemplo, a falta de combustíveis afetou o transporte escolar em Primavera do Leste, onde a prefeitura decidiu suspender o serviço de algumas escolas.

No Recife, houve redução no número de ônibus em circulação, enquanto foram registrados atrasos em linhas de cidades de São Paulo.

Há ainda um alerta sobre os combustíveis para aviões. Segundo a Infraero, 5 aeroportos no Brasil têm combustível suficiente para operar somente até esta quarta-feira, enquanto outros 6 têm para, no máximo, dois dias.

Congonhas, em São Paulo, recebeu combustível, mas a reserva para abastecer os aviões só deve durar até a noite de sexta (25).

Alimentos

Associações relatam impactos na produção e distribuição de alimentos, enquanto supermercados e postos de combustíveis em vários estados enfrentam dificuldades para repor os produtos.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), mais da metade da produção de carne suína e de aves já está parada, com 78 frigoríficos com operações suspensas. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) acrescenta que há também impactos na produção de carne bovina.

 

G1 /// Figueiredo

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM