Ceasa em Simões Filho tem abastecimento 20 vezes menor com greve de caminhoneiros

Foto de null

Bahia

25 de maio de 2018 às 11h08

 | 

Foto: 

Imagem de Ceasa em Simões Filho tem abastecimento 20 vezes menor com greve de caminhoneiros

Ceasa de Simões Filho tem baixo movimento, falta de mercadoria e alta de preços, por conta da greve dos caminhoneiros (Foto: Juliana Almirante/G1 Bahia)

Com a greve de caminhoneiros e os consequentes bloqueios de rodovias em todo o país, o Centro de Abastecimento (Ceasa) de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, teve nesta sexta-feira (25) abastecimento 20 vezes menor do que a média. O espaço, que em dias normais recebe 400 caminhões, nesta sexta teve apenas 20.

Segundo os vendedores do local, os produtos pararam de chegar desde a quarta-feira e, nesta sexta, a situação ficou pior. A carga de banana da prata e de ovos já acabou no Ceasa, enquanto a de batatas está prestes a terminar. O preço do saco da batata subiu de R$ 60 para até R$ 500, uma alta de 833%. Os preços do tomate e da cebola subiram 28% e 10%, respectivamente.

De acordo com a gerente de mercados Cristiane Skautera, o Ceasa de Simões Filho abastece mercados em Salvador e em toda a região metropolitana. "Agricultores de todo o estado e também de outros estados trazem os produtos para o Ceasa", explica. Cerca de 90% do que é vendido é hortifruti, mas o mercado também vende grãos e cereais.

Ao todo, são 14 galpões com 833 vendedores, que atuam como permissionários do mercado. Muitos galpões estavam de portas fechadas nesta sexta-feira, enquanto os que se aventuraram a abrir minguavam com a falta de produtos.

Os vendedores relatam que a carga de alimentos que esperavam para vender no Ceasa acabou retida em pontos das estradas e, por conta disso, ficaram sem mercadoria para vender. Os produtos que conseguiram chegar foi pelo ferry-boat, em Salvador, que foram desviados de bloqueios.

Os caminhoneiros Alex Oliveira dos Santos e Luciano Oliveira, que saíram de Sergipe, chegaram no Ceasa desde a quarta-feira e não conseguiram sair. Ele diz que o acordo proposto pelo governo ainda não atende às necessidades da categoria.

"Melhor ficar por aqui, não temos escolha. Querem abaixar o preço do combustível só por 15 dias, depois aumentar de novo. Não vai adiantar nada", critica.

G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Agora, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM