E-mails mostram FHC pedindo doações a Marcelo Odebrecht

Foto de null

Brasil

07 de junho de 2018 às 08h57

 | 

Foto: 

Imagem de E-mails mostram FHC pedindo doações a Marcelo Odebrecht

Um laudo da Polícia Federal (PF) mostrou uma troca de e-mails entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o executivo Marcelo Odebrecht em que o tucano pede doações em dinheiro para as eleições de 2010.

Em uma mensagem, de 13 de setembro daquele ano, FHC passou sua conta bancária a Marcelo Odebrecht e pediu “ajuda” para a campanha de Antero Paes de Barros, do Mato Grosso.

“Recordando nossa conversa no jantar de outro dia, envio-lhe um SOS. O candidato ao senado pelo PSDB, Antero Paes de Barros, ainda está em segundo lugar, porém a pressão do governismo, ancorada em muitos recursos, está fortíssima. Seria possível ajudá-lo? Envio abaixo os dados bancários (…)”, escreveu FHC.

O empresário respondeu duas horas depois. “Presidente, estou fora até amanhã, mas até 4ª dou uma olhada e retorno. Fique tranquilo (no que depender de nós). Depois aproveito, e lhe dou o feedback dos demais apoios e reforços que fizemos na linha do que conversamos. Forte abraço”, disse. No dia seguinte, conforme o laudo, Marcelo mandou uma mensagem para Fernando Henrique sinalizando que pedido foi repassado. “Presidente, já solicitei que fosse feito o apoio ao Antero. Vou pedir para verificarem sua disponibilidade para lhe apresentar um balanço. Forte abraço”, afirmou.

De acordo com a PF, no dia seguinte, Marcelo mandou outra mensagem para FHC, dizendo que solicitou a verba. “Presidente, já solicitei que fosse feito o apoio ao Antero. Vou pedir para verificarem sua disponibilidade para lhe apresentar um balanço.

Forte abraço”, afirmou.

No dia 21 de setembro, o ex-presidente enviou outro e-mail pedindo ajuda também para Flexa Ribeiro, do Pará. “Estimados amigos: desculpem a insistência e nem mesmo sei se já atenderam o que lhes pedi, mas olhando o quadro geral, há dois possíveis senadores que precisam atenção: 1. Antero Paes de Barros, de Mato Grosso 2. Flexa Ribeiro, do Pará. Ainda há tempo para eles alcançarem, no caso na verdade é manterem, a posição que os leva ao êxito. Abraços, Fernando Henrique Cardoso”, disse.

Marcelo, por sua vez, respondeu: “Já contactamos Antero, está fora, mas já sabe que iremos apoiá-lo. Flexa não sei dizer, mas vou verificar”.

Nas trocas de e-mail, não foram mencionados valores nem se as doações foram, de fato, realizadas. Na época, Fernando Henrique Cardoso já não ocupava cargos públicos. Ele foi presidente entre 1995 e 2003.

Os e-mails foram anexados a um dos processos em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu na Operação Lava Jato, a pedido do próprio petista. Na ação, Lula é acusado de receber propina da Odebrecht por meio da compra de um apartamento e de um terreno que abrigaria a sede do Instituto Lula. Ele nega as acusações. Já FHC não é investigado na Lava Jato. Ele admitiu que pode ter feito o pedido a Marcelo Odebrecht, mas garantiu que eram legais. O tucano também afirmou que não se recorda se as doações foram feitas.

ANSA // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM