Trump e Kim se preparam para reunião histórica em Singapura

Foto de null

Mundo

11 de junho de 2018 às 08h31

 | 

Foto: 

Imagem de Trump e Kim se preparam para reunião histórica em Singapura

Faltam poucas horas para o histórico encontro entre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura, que pode marcar uma nova fase na relação bilateral entre os países, até hoje caracterizada por tensões políticas e ameaças de guerra.   

Programado para esta terça-feira (12), noite de segunda-feira no Brasil, o encontro fará os mandatários discutirem uma nova relação entre os dois países, de acordo com fontes locais.   

Deve-se tratar da construção de um mecanismo de paz duradoura e permanente na península coreana, destacou a agência KCNA.   

Trump e Kim irão negociar um plano de trabalho que servirá para guiar a relação entre os dois países no futuro. Mas, para isso, os EUA exigem que a Coreia do Norte abandone totalmente seu programa nuclear. Os diplomatas dos dois países trabalham nos detalhes finais para o encontro, que ocorrerá no Hotel Ritz Carlton. O primeiro aperto de mão entre Trump e Kim está marcado para às 9h locais de amanhã (22h de hoje em Brasília). Em seguida, eles terão uma discussão acompanhada por intérpretes e tradutores oficiais, a qual pode durar até duas horas.   

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que Washington permanece empenhada na completa, verificável e irreversível desnuclearização da região das Coreias, e que esse é o único resultado que os EUA aceitarão da reunião.   

Segundo ele, as negociações estão avançando rapidamente, mas as sanções permanecerão até que este último cenário se concretize. 

ANSA // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM