Baleia jubarte é achada morta e com marcas de mordida de tubarão em praia do extremo sul da Bahia

Foto de null

Bahia

11 de junho de 2018 às 11h15

 | 

Foto: 

Imagem de Baleia jubarte é achada morta e com marcas de mordida de tubarão em praia do extremo sul da Bahia

Baleia jubarte foi achada morta com marcas de mordidas de tubarão no extremo sul da Bahia (Foto: Dantas de Oliva/Site Prado Notícia)

Moradores da cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, encontraram, na manhã desta segunda-feira (11), uma baleia jubarte morta na praia do Farol.

De acordo com o projeto Baleia Jubarte, o animal foi achado com marcas de mordida de tubarão e estava em processo de decomposição. Este é o segundo encalhe da temporada na Bahia e o primeiro na região do extremo sul, segundo informou o projeto.

O outro encalhe, de acordo com o projeto, ocorreu no mês de maio, na Baía de Todos-os-Santos , próximo ao posto de Aratu. O coordenador de pesquisas do projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, disse que é preocupante ter dois encalhes tão cedo, já que as baleias começam aparecer no Brasil a partir de julho.

Marcondes disse ainda que as baleias que encalharam estavam extremamente magras. Uma equipe do projeto está a caminho do local, onde a baleia foi encontrada.

As baleias jubartes migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno.

Os animais, segundo o projeto Baleia Jubarte, são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado. Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM