Fake News é debatida em palestra promovida pela EJE/BA

Foto de null

Bahia

16 de junho de 2018 às 08h54

 | 

Foto: 

Imagem de Fake News é debatida em palestra promovida pela EJE/BA

A edição de junho do Projeto Sextas Culturais, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), debateu, na manhã desta sexta (15/6), as fake news. De acordo com Aline Osório, professora de Direito Constitucional e palestrante convidada, o assunto desperta preocupações desde a origem da imprensa e, há algum tempo, ganhou ainda mais força com a popularidade das redes sociais. Durante o evento, o tema foi abordado especificamente na esfera eleitoral, com a proposta: “Redes Sociais nas Eleições 2018: o desafio das Fake News”. Para tratar a questão, Osório apresentou diversos casos reais, onde fake news foram utilizadas com o objetivo de influenciar a opinião pública sobre determinado candidato. Um caso recente foi a série de notícias falsas lançadas a respeito da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, logo após seu assassinato, em março deste ano.

Sobre a atuação da Justiça Eleitoral diante das fake news, a professora disse que a ampliação do debate e a divulgação de informações sobre o tema ainda são o melhor caminho. O vice-diretor da EJE/BA, juiz Diego Luiz Lima de Castro, falou sobre o desafio, tanto para candidatos quanto para os tribunais, em combater esse tipo de prática. 

Palestrante

Aline Osorio é professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e chefe de gabinete do Ministro Luís Roberto Barroso, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aline é mestre em Direito Público pela UERJ e mestre em Direito pela Harvard Law School. É autora do livro ‘Direito Eleitoral e Liberdade de Expressão’ e de outros artigos acadêmicos, incluindo ‘Eleições, Dinheiro e Democracia: A ADI 4.650 e o Modelo Brasileiro de Financiamento de Campanhas Eleitorais’ (em coautoria com o Prof. Daniel Sarmento) e ‘Sabe com quem está falando?: Notas sobre o princípio da igualdade no Brasil contemporâneo’ (em coautoria com o Prof. Luís Roberto Barroso).

#EJE Escola Judiciária Eleitoral

REDAÇÃO DO LD

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM