Fogo simbólico do 2 de Julho chega a Salvador e pira é acesa

Foto de null

Bahia

02 de julho de 2018 às 04h35

 | 

Foto: 

Imagem de Fogo simbólico do 2 de Julho chega a Salvador e pira é acesa

 

 

A tocha que traz o fogo simbólico do 2 de Julho chegou na tarde deste domingo (1º) em Salvador. Depois de um dia passando por vários municípios do Recôncavo e Região Metropolitana, a tocha chegou ao largo de Pirajá às 16h03 trazida pelo judoca José Roberto Araujo Santos, logo após um temporal.

Até chegar na capital, a tocha passou por Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho depois de sair no sábado (30) da cidade de Cachoeira. 

O município de Cachoeira, ponto de partida da chama, teve extrema importância na luta pela libertação, por ter rompido com a Coroa Portuguesa em 25 de junho de 1822 e ter se tornado quartel general das tropas libertadoras que lutaram na Bahia contra a esquadra de Portugal.

Na chegada em Pirajá, a tocha foi recebida por moradores que se reuniram no local para acompanhar a cerimônia. O vice-prefeito Bruno Reis representou o município e o prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, o estado, durante o hasteamento das bandeiras. O tenente-coronel Joselvado Costa hasteou a bandeira brasileira.

 

 

Pira foi acesa após chegada do Fogo Simóblico (Foto: Gil Santos/CORREIO)

Programação antecipada

A partida do Brasil contra o México pelas oitavas de final da Copa do Mundo que acontece nesta segunda-feira (2) vai alterar a programação da mais importante data cívica do estado: o Dois de Julho. 

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão da prefeitura municipal de Salvador, informou que por conta da possibilidade do jogo já havia feito modificações na programação. 

A principal delas é que o carro dos caboclos, que normalmente saem de dentro do barracão, este ano já estará etacionado do lado de fora, na pista principal,  para agilizar o fluxo do desflile. 

A programação também foi antecipada em uma hora e, segundo estimativa da FGM, a previsão é de que todo o cortejo seja encerrado por volta de 10h30 - 30 minutos antes do início do jogo do Brasil. Normalmente, o cortejo terminaria por volta das 13h.

HOJE o primeiro momento será a alvorada com queima de fogos na Lapinha, às 6h, abrindo a programação da data. Às 6h30, tem inicio a celebração religiosa do Te Deum que, este ano, vai homenagear a arquiteta e historiadora Socorro Martinez, autora do livro 2 de Julho: a Festa é História.

Às 7h30, acontece o hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela banda de música da Marinha do Brasil, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, do deputado estadual Ângelo Coronel - presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, do prefeito de Salvador ACM Neto e do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro.

Em seguida, acontece a colocação de flores no monumento ao General Labatut pelo governador, prefeito, presidente da Assembleia, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e comandantes militares.

Na sequência, os carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla serão entregues pelo presidente do IGHB, para que desfilem pelas ruas do bairro da Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Pelourinho e Avenida Sete de Setembro em direção ao Largo Dois de Julho (Campo Grande). O cortejo cívico que acompanha os carros do caboclo e da cabocla sai da Lapinha e finaliza no Terreiro de Jesus. 

O 195º ano de comemorações do Dois de Julho terminará por volta das 17h, no Campo Grande, em ato simbólico de hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador, colocação de coroas de flores no monumento ao 2 de julho pelas autoridades presentes e acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo pugilista Acelino Popó Freitas. 

 

Correio /// Fiigueiredo 

 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM