UFRR encerra greve nesta terça; 2º semestre deve iniciar em novembro

Foto de null

Brasil

13 de outubro de 2015 às 11h22

 | 

Foto: 

Imagem de UFRR encerra greve nesta terça; 2º semestre deve iniciar em novembro

A greve dos professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) termina nesta terça-feira (13). Após mais de 100 dias de paralisação, os docentes definem nesta terça em Assembleia Geral o fim da greve. A votação ocorre no auditório Alexandre Borges, campus Paricarana, a partir das 15h. A orientação do Comando Nacional de Greve (CNG) é pela saída unificada das instituições federais.

De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) da UFRR, a previsão para o retorno do período letivo 2015.2 dos cursos de graduação é para o dia 3 de novembro. Na sexta-feira (16), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) deve discutir o novo calendário acadêmico.

Segundo o pró-reitor da PROEG, César Lima, o movimento grevista iniciou dez dias antes do término do semestre 2015.1, esse período deverá ser previsto durante a recomposição do calendário 2015, para que sejam respeitados os 100 dias letivos. “Por conta desse tempo, as matrículas e procedimentos acadêmicos do semestre 2015.2, só acontecerão a partir do dia 23 de outubro", disse.

Propostas rejeitadas
Apesar do fim da greve, a categoria rejeitou as propostas do Governo Federal. Entre as reinvindicações os professores pedem reposição salarial de 27,3% e a contratação de mais docentes. "A proposta oferecida pelo governo não recompõe as perdas inflacionárias do período e não considera as perdas salarias passadas", declarou um dos membros do Conselho.

O governo rejeitou ainda a restruturação das tabelas de 10,8% dívidas em dois anos, sendo 5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.

Fonte: G1 Foto: G1

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM