Petrobras anuncia suspensão da venda de 60% da Refinaria Landulpho Alves, na BA, após decisão do STF

Foto de null

Geral

04 de julho de 2018 às 05h45

 | 

Foto: 

Imagem de Petrobras anuncia suspensão da venda de 60% da Refinaria Landulpho Alves, na BA, após decisão do STF

 

Resultado de imagem para fotos da refinaria landulfo alves com marca da petrobras

 

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (3) que suspendeu a decisão de colocar à venda parte da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. A empresa havia anunciado em abril que concederia até 60% da refinaria com o objetivo de reduzir o endividamento.

A mudança de planos ocorreu depois da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proibiu o governo federal de vender ações de estatais sem aval do Congresso Nacional. Como a decisão é liminar (provisória), ainda tem de passar pelo plenário do STF para ser mantida ou revogada.

A Petrobras informou que, agora, está avaliando o que vai fazer para garantir os interesses dela e dos investidores, para reduzir o nível de endividamento.

A Refinaria Landulpho Alves, segunda maior do Brasil, é responsável por 99% do refino de petróleo da Bahia. O local produz, diariamente, 31 produtos diferentes.

Nos últimos cinco anos, no entanto, a refinaria teve 30% da sua produção reduzida e mais de 7 mil demissões, segundo o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA).

 

Ministro Ricardo Lewandowski proibiu o governo federal de vender ações de estatais sem aval do Congresso.  (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

Ministro Ricardo Lewandowski proibiu o governo federal de vender ações de estatais sem aval do Congresso. (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

 

Além da Refinaria Landulpho Alves, a Petrobras havia anunciado em abril que estava avaliando reduzir a sua participação no mercado de refino de petróleo, mediante parcerias e venda do controle de outras 3 refinarias dos blocos regionais do Nordeste e Sul do Brasil, mantendo a operação da estatal no Sudeste, onde está a maioria das unidades de refino da companhia.

As parcerias incluiriam venda de participação também nas refinarias Abreu e Lima, no Nordeste, e Alberto Pasqualini e Presidente Getúlio Vargas, no Sul, além de 12 terminais associados. Pela proposta preliminar, a Petrobras ficaria com 40% de participação em ambos os blocos regionais (Sul e Nordeste), ao passo que empresas parceiras deteriam participação de 60% em cada um deles.

A petroleira afirmou ainda que, nesse modelo, seu parceiro controlaria a operação, enquanto a petroleira seguiria com participação de 75% do mercado brasileiro, uma vez que suas outras 9 refinarias e 36 terminais, boa parte no Sudeste, ficariam totalmente sob seu controle.

Com a decisão do STF, a Petrobras decidiu suspender a venda de ativos e a formação de parcerias no setor de refinarias.

 

G1//// Figueiredo 

 

 

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM