Naufrágio deixa 21 mortos e dezenas de desaparecidos na Tailândia

Foto de null

Mundo

06 de julho de 2018 às 09h56

 | 

Foto: 

Imagem de Naufrágio deixa 21 mortos e dezenas de desaparecidos na Tailândia

Os corpos de 21 pessoas foram resgatados e dezenas de turistas continuam desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação na ilha de Phuket, sul da Tailândia.

O centro de resgate da província de Phuket informou que 21 corpos foram retirados da água. A barca “Phoenix” naufragou na quinta-feira com 105 pessoas a bordo, principalmente turistas chineses, em meio a uma tempestade que provocou ondas de até 5 metros.

Vários mergulhadores conseguiram chegar nesta sexta-feira à barca e afirmaram ter visto mais de 10 corpos na embarcação, informaram fontes da Marinha tailandesas.

Quase 50 pessoas continuam desaparecidas e os trabalhos de resgate prosseguem de acordo com o governo da ilha.

As ambulâncias aguardavam em Phuket para receber mais corpos.

“Concentramos a busca nos desaparecidos do Phoenix. Tememos que alguns tenham ficado presos no barco, mas espero que alguns possam sobreviver”, afirmou o governador de Phuket, Noraphat Plodthong.

“Fazemos buscas áreas e enviamos mergulhadores para examinar o interior do Phoenix. Não sei quantos podem ter sobrevivido”, completou Plodthong.

Os helicópteros sobrevoavam o local do acidente, enquanto os mergulhadores se aproximavam da barca, a uma profundidade de 40 metros no mar de Andaman, a alguns quilômetros da costa de Koh He, uma pequena ilha conhecida pelas formações coral e um destino popular de excursões.

Um representante do consulado da China está no local para ajudar na coordenação do resgate.

O “Phoenix” retornava para Koh Racha, outro local muito frequentado pelos turistas, especialmente praticantes de mergulho.

Quarenta e oito pessoas, entre passageiros e tripulantes, foram resgatados. O primeiro cadáver de um dos passageiros – que as autoridades acreditam ser um turista chinês – foi retirado do mar na quinta-feira à noite.

Os sobreviventes foram levados para um prédio de Phuket. Vários permanecem em estado de choque, alguns choram e outros caminham ainda com os coletes salva-vidas no corpo.

“Onze estão feridos, dois em estado grave”, informou o governador de Phuket.

As autoridades da ilha emitiram na quarta-feira um alerta de tempestade.

O governo tailandês abriu uma investigação sobre o motivo da viagem, apesar do alerta sobre o tempo.

Apesar das advertências, outras embarcações enfrentaram as más condições meteorológicas na quinta-feira na mesma região.

Phuket atrai numerosos visitantes estrangeiros, entre eles ocidentais e chineses, que constituem o grosso das 35 milhões de pessoas que devem visitar a Tailândia este ano. No total, 9,8 milhões de turistas chineses visitaram a Tailândia no ano passado.

O país também recebe a atenção da imprensa internacional pelo caso dos 12 meninos e seu treinador de futebol presos há quase duas semanas em uma caverna inundada do norte do país.

AFP // ACJR

 

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM