Atentado na cidade afegã de Jalalabad deixa 10 mortos

Foto de null

Mundo

11 de julho de 2018 às 09h42

 | 

Foto: 

Imagem de Atentado na cidade afegã de Jalalabad deixa 10 mortos

Um ataque nesta quarta-feira contra o departamento de educação da cidade de Jalalabad, leste do Afeganistão, deixou pelo menos 10 mortos, anunciaram as autoridades.

O atentado, que não foi reivindicado até o momento, durou mais de quatro horas. As forças de segurança enviadas ao local avançaram lentamente em direção ao edifício, onde estavam pelo menos dois terroristas.

O porta-voz do governo provincial, Attaullah Khogyani, confirmou o balanço de 10 mortos, incluindo um segurança, e 10 feridos.

O ataque começou às 9H00 (1H30 de Brasília) e terminou pouco antes das 13H00, indicou uma fonte das forças de segurança, antes de afirmar que a área passou por uma “varredura completa”.

O atentado começou com duas ou três explosões, seguidas por tiros, e aconteceu no dia dos exames de ingresso de 16.000 estudantes na Universidade de Jalalabad.

O porta-voz do departamento provincial de Educação, Asif Shinwari, disse à AFP que vários professores estavam entregando os resultados das provas no edifício quando teve início o ataque.

Jalalabad é a capital de Nangarhar, província montanhosa do leste do Afeganistão, na fronteira com o Paquistão, com a presença dos insurgentes talibãs e do grupo extremista Estados Islâmico (EI).

A cidade é cenário frequente de atentados, que atingem em sua maioria os civis. Na terça-feira, um ataque suicida contra o serviço de inteligência afegão, reivindicado pelo EI, deixou 12 mortos.

O Departamento de Educação foi alvo de um ataque no dia 11 de junho, quando um homem-bomba detonou a carga explosiva na entrada do edifício e outros criminosos abriram fogo contra as forças de segurança. Ao menos 10 pessoas ficaram feridas.

A pressão exercida nos últimos meses pelas forças afegãs, apoiadas pelo exército americano, em sua luta contra o terrorismo permitiu expulsar o EI recentemente de três distritos que estavam sob controle do grupo nos últimos dois anos – Kot, Achin e Deh Bala.

Mas a presença do EI está longe de ser eliminada na região. Desde o fim do cessar-fogo de três dias respeitado em meados de junho entre as forças de segurança e os talibãs, Jalalabad é a região que sofreu a maior quantidade de atentados, enquanto o nível de violência caiu no sul e sudeste do país

Com o apoio da Organização da Conferência Islâmica, mais de 100 líderes religiosos de quase 40 países estão reunidos até quarta-feira em Jidá, na Arábia Saudita, onde podem reiterar a afirmação de que o conflito afegão não tem legitimidade religiosa.

Em junho, uma fatwa do conselho dos ulemás afegão afirmou que o terrorismo é “haram” (proibido) e pediu negociações de paz.

A conferência na Arábia Saudita coincide com uma reunião de cúpula da Otan nesta quarta-feira em Bruxelas.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte mantém 16.000 homens (13.000 americanos) no Afeganistão para apoiar as forças afegãs.

AFP // ACJR

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM