Grupo que estava em caverna perdeu uma média de 2 kg de peso, diz médico

Foto de null

Mundo

11 de julho de 2018 às 11h54

 | 

Foto: 

Imagem de Grupo que estava em caverna perdeu uma média de 2 kg de peso, diz médico

Foto de foto dos meninos resgatados no hospital (Foto: AP )

As 12 meninos e o seu técnico que foram resgatados da caverna Tham Luang, no norte da Tailândia, perderam uma média de dois quilos durante as mais de duas semanas que permaneceram presos, informaram os médicos nesta quarta-feira (11).

Alguns dos jovens e o treinador têm quadros leves de infecção pulmonar, mas nenhum deles registra problemas graves de saúde e não mostraram sinais de estresse, apontou em entrevista coletiva, o inspetor do departamento de saúde tailandês, Thongchai Lertwilairattanapong.

"Por nossa avaliação, estão em bom estado e não exibem estresse. As crianças foram bem cuidadas na caverna. A maioria dos meninos perdeu em média dois quilos", disse.
Garotos resgatados em caverna da Tailândia passam bem
Todos passarão de 7 a 10 dias no hospital provincial de Chiang Rai e depois precisarão ficar mais 30 dias em casa, segundo anunciou o diretor do hospital.

Lertvirairatanapong disse que os meninos estão em "boas condições" apesar de ter pedido peso durante o período que ficaram na cavidade subterrânea. Todos receberam vacinas contra raiva e tétano.

"Eles cuidaram bem de si mesmos na caverna", afirmou.

Segundo ele, os quatro meninos que foram resgatados no domingo já comem normalmente e caminham pelos corredores do hospital. Eles têm recebido uma dieta leve, com arroz e frango, além de vários suplementos vitamínicos.

Os quatro resgatados na segunda-feira se alimentam com comida leve e devem voltar a receber comida normal nesta quarta.

Na terça, alguns dos garotos recém-resgatados pediram para comer pão com cobertura de chocolate, mas a maioria só vai receber um alimento semelhante ao leite, que é rico em proteínas e nutrientes, segundo a CNN.

Nove dias de jejum
Lertwilairatanapong atribuiu a relativa boa saúde do grupo ao seu treinador, Ekkapol Ake Chantawong, de 25 anos, um ex-monge, que foi o último a deixar a caverna. "Tenho de elogiar o treinador que cuidou muito bem dos futebolistas", afirmou, segundo a CNN.


O time de futebol Javalis Selvagens, que entrou na caverna no dia 23 de junho, ficou nove dias sem comer antes de serem encontrados por dois mergulhadores britânicos no dia 2 de julho.

Lertvirairatanapong contou que eles conseguiram obter água que pingava dentro da caverna, que foi o que os salvou.

"Podemos sobreviver muitos meses sem receber comida, mas o que é necessário é a água, que a caverna tem. E nesse momento há muita na caverna, e eles escolheram água limpa para beber", disse.

Foto tuitada por Elon Musk mostram esforço de resgate de meninos presos em caverna da Tailândia, nesta terça-feira (10)  (Foto: Courtesy of Elon Musk via AP)

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM