Obras do BRT alteram pontos de ônibus e reduzem velocidade na Avenida ACM

Foto de null

Salvador

16 de julho de 2018 às 14h19

 | 

Foto: 

Imagem de Obras do BRT alteram pontos de ônibus e reduzem velocidade na Avenida ACM

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Salvador

Por conta das obras de implantação do primeiro trecho do BRT em Salvador, pontos de ônibus serão alterados e calçadas também vão passar por intervenções  na Avenida ACM. As mudanças acontecerão entre as proximidades da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e da Comercial Ramos, nas vias principal e marginal, no sentido Cidade Jardim.

As alterações começam a valer a partir de 1º de agosto e devem durar um ano. As obras envolvem a construção de elevados, viadutos, ciclovia e corredores exclusivos de tráfego. Quem usa carro também deve ficar atento com a mudança da velocidade na via. Confira as mudanças:

Pontos de ônibus – Em função do isolamento por tapume para obras, o ponto de ônibus localizado na Avenida ACM em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus será deslocado para perto da faixa de pedestre e da sinaleira que ficam 350 metros mais adiante, no sentido Comercial Ramos. Quem embarca neste local terá como opção o novo ponto mais à frente ou aquele situado nas imediações da IURD, que não sofrerá modificação.

Já o ponto de ônibus da região do Cidadela será suprimido, conforme a prefeitura. Os passageiros terão como opção o ponto que fica mais adiante, logo depois da sinaleira que leva até o McDonald’s. Uma segunda opção é a outra parada de ônibus próxima à Comercial Ramos, que também não sofrerá modificação. Conforme a prefeitura, não haverá mudanças no itinerário de linhas do transporte público.

Calçadas – No trecho entre a IURD e o Centro de Atenção à Saúde Professor Doutor José Maria de Magalhães Neto (Cepred), a calçada à esquerda da via marginal será revitalizada e alargada, corrigindo problemas de ondulações e facilitando o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida, sobretudo cadeirantes.

Já o canteiro por onde passa o canal Camarugipe, depois do Cepred e até a Comercial Ramos, será isolado com tapumes por questões de segurança, tanto na via marginal como na ACM. Ou seja, não será mais permitida travessia pedestres nessa área. A travessia da pista marginal para as vias principais, e vice-versa, só poderá ser feita pelas extremidades, por fora da área tapumada.

O estacionamento que existe em frente às lojas de automóveis, antes do Cepred, será retirado para a ampliação da calçada. Além disso, lombofaixas serão implantadas para permitir o acesso seguro à unidade de saúde. Não haverá alterações no fluxo para automóveis nesse trecho e nem a retirada do estacionamento de Zona Azul que fica ao longo da pista marginal depois do Cepred.

Fluxo para automóveis – Em função da área tapumada ocupar parte da via ACM, a pista principal será alargada, preenchendo também o canteiro central. As obras de preparação para o início das alterações têm início esta semana, mas as mudanças temporárias só serão implementadas a partir de 1º de agosto.

As pistas de entrada e saída de veículos da via marginal, na área do Cidadela (após o retorno da Polêmica), serão fechadas. Outra informação importante é que a velocidade máxima tanto na marginal quanto na principal, em ambos os sentidos da ACM, será de 40km/h enquanto durarem as intervenções. Atualmente, os limites são de 60km/h e 70km/h, respectivamente. Segundo a prefeitura, a modificação temporária é necessária por questões de segurança, já que haverá tráfego de veículos pesados e obras próximas às faixas de rolagem.

Todas essas mudanças serão sinalizadas pela prefeitura, que intensificará a presença de agentes de trânsito no local para orientar os motoristas no início das alterações. A sinalização será tanto vertical quanto horizontal, para motoristas, pedestres e usuários de transporte público. A comunicação visual será reforçada com monitores digitais da Transalvador e distribuição de panfletos, além de campanha publicitária.

Bahia.ba // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM