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Salvador, 10 de Dezembro de 2018

Coelba e Caixa oficializam acordo sobre pagamentos em lotéricas

A Coelba e a Caixa Econômica Federal oficializaram nesta terça-feira (17) o compromisso de retomada dos pagamentos das contas de energia elétrica na rede de lotéricas do banco. Representantes das empresas se reuniram na sede da Superintendência de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon), órgão ligado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O órgão acompanhou o caso desde que começou a receber queixas dos consumidores baianos.

Entre as medidas que devem ser tomadas pela concessionária de energia e o banco estão a apresentação de um plano de divulgação da rede de atendimento, de modo a evitar novos transtornos aos consumidores. O Procon também pediu que a concessionária uma classificação dos consumidores que foram impactos com a suspensão do convênio e análise dos que devem receber isenção de multas e juros por conta do período afetado. Exigiu também que o restabelecimento do convênio fosse assegurado a longo prazo. 

O órgão pediu que a Caixa forneça a relação da rede própria de lotéricas que tem em Salvador e no interior, que deve ser divulgada. Outra recomendação, esta para a Coelba, é para que a empresa faça adesão à plataforma Consumidor.gov, para melhorar seu relacionamento com os consumidores e o próprio Procon.

Transtorno
O acordo que permitiu o pagamento nas lotéricas foi firmado após de uma série de queixas dos clientes, que precisavam aguardar horas nas longas filas para fazer o pagamento dos boletos, e depois que o MPE, a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-BA) e a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) também cobraram solução para o problema.

Desde o dia 1º de junho, os boletos de cobrança das contas de luz não estavam sendo mais recebidos nas 792 unidades lotéricas da Bahia. Sobre as contas em atraso, a Coelba ainda não informou se serão cobrados juros e outros encargos dos consumidores.

Em nota, a Coelba disse ainda que entende que a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade do serviço e lamentou os transtornos causados. Confira comunicado na íntegra:

Firmado em caráter emergencial, o acordo atende à solicitação da sociedade, assegura ganhos para a Caixa Econômica Federal e para os agentes lotéricos, além de mais opções de pagamento para os clientes. A COELBA entende que a situação gerada se tornou incompatível com a qualidade do serviço essencial prestado pela empresa e lamenta os transtornos causados.

Além do retorno das lotéricas como canais de arrecadação, os mais de 5,8 milhões de clientes da COELBA permanecem contando com outros cerca de 4.000 locais de pagamento, entre rede própria e correspondentes bancários. A empresa também disponibiliza a possibilidade de quitação das faturas on-line, pelo site, aplicativo COELBA ou por meio de débito automático, sem a necessidade de deslocamento do cliente. Em respeito aos consumidores, a concessionária reafirma o compromisso com a qualidade dos serviços.

Correio24h // AO

Postado em 17 de Jul 2018 as 16 : 08 : 02

 

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