Processo de privatização do HEOM deixa unidade com poucos leitos para o tratamento de tuberculose

Foto de null

Ligação Direta

24 de julho de 2018 às 12h37

 | 

Foto: 

Imagem de Processo de privatização do HEOM deixa unidade com poucos leitos para o tratamento de tuberculose

O Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), referência em doenças respiratórias está passando por um processo de privatização, no qual pode interferir de forma direta aos pacientes, que dependem do tratamento do HEOM. Leitos já estão se fechando, por conta desta situação o repórter Emídio Pinto do programa Ligação Direta (92,3) da rádio Nova Salvador FM compareceu a unidade na manhã desta terça-feira (24), para conversar com a assistente social Virginia Perrucho, que está protestando de forma pacífica com outros funcionários contra a privatização da instituição. 

Virginia Perrucho é uma das lideres do movimento contra privatização.

De acordo com informações de Virginia Perrucho, a Secretária de Estado da Saúde da Bahia (SESAB), o órgão já está com o mês definido para fechar as portas da unidade. O mês de novembro é o escolhido pela SESAB, afirma Virginia Perrucho. Por este motivo 30 servidores já foram removidos de forma oficial, registando no Diário Oficial bem como 37 leitos para tratamento de tuberculose foram fechados pelo fato de terem diminuindo o quadro de funcionários. Atualmente o hospital comporta todos os pacientes em 14 leitos, homens e mulheres estão juntos por conta da diminuição. 

Segundo informações de Virginia Perrucho são 67 leitos inativos em diversas patologias, situação esta, que já vem ocorrendo há muito tempo na instituição. A capacidade do hospital é 213 leitos, porém só interna em média 144. O real motivo por essa diminuição de internação é pela equipe ter tido o quadro reduzido. A SESAB afirma que o hospital tinha um alto número de funcionários, entretanto pouca produtividade, disse Virginia Perrucho, ao repórter Emídio Pinto.  Os funcionários serão transferidos para outros centros de saúde após o fechamento do HEOM.

Assita o Vídeo:

 

Da redação // Júnior Aragão

Programas

Ver mais

Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Agora, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM