Restos mortais de militares dos EUA são retirados da Coreia do Norte

Foto de null

Mundo

27 de julho de 2018 às 08h53

 | 

Foto: 

Imagem de Restos mortais de militares dos EUA são retirados da Coreia do Norte

Os restos mortais de militares norte-americanos que combateram durante a guerra da Coreia foram transferidos da Coréia do Norte na noite de ontem (26), já sexta-feira (27) no horário local da península coreana. 

A informação foi divulgada por meio de um comunicado da Casa Branca. A entrega dos restos mortais dos soldados dos Estados Unidos era parte acordo entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano, Kim Jon-Un, celebrado em junho, Cingapura.

Segundo o comunicado da Casa Branca, uma aeronave C-17 da Força Aérea norte-americana partiu de Wonsan, na Coréia do Norte, transportando os restos mortais que correspondem a um ainda desconhecido número de militares americanos. Eles foram transferidos para a Base Aérea de Osan, na Coréia do Sul.

“Os Estados Unidos têm uma profunda dívida de gratidão para com aqueles membros das forças armadas norte-americanas que deram suas vidas a serviço do país. Estamos trabalhando diligentemente para trazê-los para casa", diz o texto do comunicado emitido pela Casa Branca.

Uma cerimônia formal de repatriação será realizada em 1º de agosto. Depois disso, os restos mortais serão levados para um laboratório para identificação no Havaí.

Acordo
A entrega desses restos mortais era um dos pontos do acordo celebrado entre Trump e Kim Jong-Un, para o restabelecimento das relações entre os dois países, além da desnuclearização completa da península.

Desde 1990, a Coréia do Norte repatriou os restos mortais de 340 soldados. De acordo com o governo norte-americano, cerca de 8 mil militares americanos desapareceram na guerra da Coréia. Do total, aproximadamente 5.300 estariam localizados na Coréia do Norte. A guerra na península coreana aconteceu há 68 anos.

No Twitter, o presidente Trump agradeceu a Kim Jong Um pelo gesto. “Depois de muitos anos será um grande momento para muitas famílias. Obrigado, Kim Jong Un”, escreveu.

Agência Brasil // ACJR

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM