Guardas municipais podem usar arma de baixa letalidade

Foto de null

Salvador

16 de outubro de 2015 às 12h03

 | 

Foto: 

Imagem de Guardas municipais podem usar arma de baixa letalidade

A utilização de armas de baixa letalidade, como pistolas de eletrochoque do tipo Spark - de fabricação nacional e semelhante ao tradicional Taser -, está cada vez mais inserida no conceito de segurança das grandes cidades. Em Salvador, 300 agentes da Guarda Municipal estão sendo capacitados para a utilização deste equipamento, que atuará de forma complementar ao Taser na proteção do patrimônio público e na segurança do cidadão. O treinamento é realizado na base do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal  (GOE), na Avenida Paralela. No total, serão dez grupos participando do treinamento.

“Inicialmente, tratamos de habilitar os operadores que já utilizavam esse tipo de pistola de condutividade elétrica. Mas, a ideia é qualificar todo o grupamento no uso desse equipamento. Trata-se de uma arma de baixo potencial ofensivo, ideal para grandes cidades por ter baixos índices de letalidade. O princípio maior do manuseio desta arma é garantir a segurança da população, dos bens públicos e, principalmente, auxiliar na autodefesa do agente público. O equipamento tem o poder de imobilizar totalmente o infrator, sem que esta ação possa levá-lo à morte”, diz o gerente de Desenvolvimento da GM, Carlos Damasceno

Aspectos legais - A guarda Liliane Souza, que atua no apoio de grupamentos em toda a cidade, conta algumas das informações disponibilizadas aos alunos durante o intensivo. “Aqui aprendemos que a utilização dessa arma é necessária durante a atividade de proteger o patrimônio. 

 Foto: Ilustração

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM