Baleia jubarte é achada morta em praia do extremo sul da Bahia

Foto de null

Bahia

10 de agosto de 2018 às 10h58

 | 

Foto: 

Imagem de Baleia jubarte é achada morta em praia do extremo sul da Bahia

Baleia achada morta no extremo sul da Bahia tinha ferimento na cauda  (Foto: Igor Albergaria/Site Prado Notícia)

Uma baleia jubarte foi achada morta na manhã desta sexta-feira (10), na praia Nova Barra, em Prado, no extremo sul da Bahia.

O animal teve um ferimento na cauda e estava em meio a uma área de vegetação que se formou na areia. Informações preliminares apontam que ele foi levado pela maré. O instituto Baleia Jubarte foi acionado por populares e integrantes do grupo estão a caminho do local.

Segundo o projeto Baleia Jubarte, a região sul já registrou cinco caso de encalhe de jubartes. Em junho deste ano, outra animal foi encontrado em uma praia de Prado. A baleia estava morta e tinha marcas de mordida de tubarão.

Temporada de baleias na Bahia
A temporada de observação das baleias na Bahia ocorre entre os meses de julho e novembro. Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral baiano no período.

Os animais podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução. Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para poderem se reproduzir.

Desde maio alguns animais já começaram a chegar no estado. O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos - que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo. Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para regiões costeiras da Bahia, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Itacaré, Caravelas e Salvador.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM