PT não pode 'esperar a vida inteira' para expor Haddad, diz Jaques Wagner

Foto de null

Política

14 de agosto de 2018 às 14h18

 | 

Foto: 

Imagem de PT não pode 'esperar a vida inteira' para expor Haddad, diz Jaques Wagner

Resultado de imagem para PT não pode 'esperar a vida inteira' para expor Haddad, diz Jaques Wagner

O ex-governador da Bahia Jaques Wagner admitiu na segunda-feira, 13, ao jornal O Estado de S. Paulo que o PT tem uma "estratégia de substituição" do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Palácio do Planalto. Wagner disse que o partido não pode esperar "a vida inteira" para expor o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, candidato a vice na chapa petista, e possível substituto de Lula - condenado e preso na Lava Jato.

"Acho impossível sombrear a candidatura do Lula. Acho uma bobagem quem está falando que expor Haddad é problema. Ao contrário, se temos uma estratégia de substituição, nós não vamos ter a vida inteira para expor o Haddad", afirmou Wagner ao registrar, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, em Salvador, sua candidatura ao Senado na chapa à reeleição do governador Rui Costa (PT).

Wagner também era apontado como um potencial "plano B" para substituir Lula na disputa presidencial.

Viagens e fotos

O PT já prepara uma agenda de viagens de Haddad pelo Brasil para ampliar sua visibilidade. A ideia é começar por Estados do Nordeste, onde o PT tem forte presença.

O partido também negocia com a Rede TV! a possibilidade de Haddad substituir Lula no debate dos presidenciáveis que a emissora vai promover nesta sexta-feira. "Está sendo feita com a Rede TV! uma discussão sobre a presença do Lula ou de um representante que seria eu", disse o ex-prefeito.

Na segunda-feira, Haddad e Manuela d'Ávila (PCdoB) participaram de uma sessão conjunta de fotos em São Paulo. Em uma rede social, Manuela postou uma imagem em que aparece sendo maquiada e a frase: "preparando para a foto oficial". Pessoas que acompanharam a produção disseram que foram feitas fotos dos dois sozinhos e também juntos.

Assessores de Haddad e Manuela divergiram sobre o objetivo das imagens. Segundo pessoas próximas da deputada gaúcha, trata-se de material de campanha. A equipe do ex-prefeito disse que a foto vai ser usada no registro da candidatura, na quarta-feira, 15.

A legislação eleitoral obriga os candidatos a fornecerem fotos que serão usadas nas urnas eletrônicas no ato do registro.

Para dirigentes petistas, a sessão é mais um indício de que, por mais que o PT negue, já está em curso o "plano B" para que Haddad substitua Lula. O ex-prefeito foi escolhido para ser vice de Lula, mas deve ceder o posto para Manuela quando a situação do ex-presidente for decidida pela Justiça Eleitoral.

Em sabatina do projeto "O Brasil visto de baixo", na Casa do Baixo Augusta, região central de São Paulo, na segunda-feira, Haddad voltou a negar que é candidato a substituto de Lula. "Espero que no dia 7 de outubro tenha uma chapa em que eu não tenha que figurar", disse.

Pouco depois, ao falar sobre os cenários eleitorais, o ex-prefeito mostrou otimismo. "No segundo turno você pode ter certeza que o PT vai estar", afirmou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM