PF faz operação de combate ao trabalho análogo à escravidão em SP

Foto de null

Brasil

16 de agosto de 2018 às 16h38

 | 

Foto: 

Imagem de PF faz operação de combate ao trabalho análogo à escravidão em SP

Agentes da PF fazem operação contra trabalho análogo à escravidão em São Bernardo do Campo (Foto: Abraão Cruz/TV Globo)

Equipes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam, na manhã desta quinta-feira (16), uma operação de combate ao trabalho análogo à escravidão em São Paulo.

Segundo policiais, serão cumpridos dois mandados de busca e apreensão na Zona Leste da capital e outros três em São Bernardo do Campo, no ABC. O foco da ação são as vítimas.

De acordo com a PF, uma das quadrilhas investigadas aliciava e transportava trabalhadores de cidades do interior do Ceará para trabalhar com venda ambulante de laticínios em São Bernardo do Campo. Quando chegavam ao município do ABC, eles ficavam endividados e eram mantidos em alojamentos em condições degradantes.

Outros dois grupos criminosos aliciavam estrangeiros em albergues municipais, prometendo emprego formal no ramo de costura. Quando levadas às oficinas, as vítimas eram obrigadas a assinar contratos nos quais estavam previstos diversos gastos junto ao empregador, como habitação, vestuário e refeições, com valores desproporcionais aos praticados no mercado.

Dessa forma, os trabalhadores acabavam se endividando. A saída das oficinas era restrita e as jornadas de trabalho variavam entre 14 e 18 horas.

Os estrangeiros que estiverem sem documentos e em situação irregular serão encaminhados para a PF, onde receberão assistência e orientação sobre como regularizar sua situação, de acordo com a corporação.

Os criminosos responderão pelo crime de tráfico de pessoas com a finalidade de exploração do trabalho escravo, com penas de 4 a 8 anos de prisão, além de pagamento de multa.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM