Trabalhador é resgatado após ser flagrado em condições análogas à escravidão em garagem de empresa de ônibus na Bahia

Foto de null

Municípios

17 de agosto de 2018 às 14h56

 | 

Foto: 

Imagem de Trabalhador é resgatado após ser flagrado em condições análogas à escravidão em garagem de empresa de ônibus na Bahia

Casa não tinha condições de habitação (Foto: Divulgação / SRT-BA)

Um trabalhador foi resgatado após ser flagrado em condições análogas à escravidão na garagem de uma empresa de ônibus, localizada dentro de uma propriedade rural, de mesmo dono, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia. Segundo informações da Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), o resgate aconteceu na tarde de quinta-feira (16).

De acordo com o SRT, após uma denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus, auditores fiscais do trabalho realizaram a inspeção no local e constataram que o trabalhador estava alojado em uma casa ao lado da garagem, sem condições de habitação.

Conforme a Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia, no local não havia água para consumo e higiene pessoal. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva através de uma calha no telhado da casa. Quando não havia água suficiente, o mesmo recorria ao rio que passava pela propriedade.

O SRT informou que o trabalhador disse, em depoimento, que trabalhava para a empresa há 18 anos, sem a carteira assinada. A vítima, ainda conforme a Superintendência, também relatou que o documento estava retido com o dono da empresa durante todos esses anos.

Ainda de acordo com a Supertintendência Regional do Trabalho na Bahia, a vítima vigiava a garagem que abrigava alguns ônibus, realizava a limpeza e manutenção do local, controlava a abertura e o fechamento dos portões e a retirada dos veículos pelos motoristas a qualquer hora do dia ou da noite, sempre que havia demanda.

Em nota, a SRT informou que a empresa proprietária da garagem do ônibus foi notificada pelos auditores ficais a comparecer à Gerência do Trabalho em Ilhéus, na próxima terça-feira (21), para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. Os relatórios sobre o resgate serão encaminhados para a Polícia Federal para a instauração de inquérito e para o Ministério Público do Trabalho (MP) para que seja aberta um ação civil pública contra a empresa.

G1 // AO

Programas

Ver mais

Imagem de Salvador By Night

Salvador By Night

Marcelo Carvalho

Agora, às 00h00
Imagem de Amigos da Madrugada

Amigos da Madrugada

Depois, às 02h00
Imagem de Acorda Salvador

Acorda Salvador

Paulinho FP

Depois, às 04h00
Imagem de Bom Dia Salvador

Bom Dia Salvador

Jeffinho

Depois, às 07h00
Imagem de Bahia Notícias No Ar

Bahia Notícias No Ar

Rebeca Menezes e Maurício Leiro

Depois, às 12h00
Imagem de Tô na Salvador

Tô na Salvador

Ivis Macêdo

Depois, às 13h00
Imagem de Pipoco

Pipoco

Dinho Junior

Depois, às 16h00
Imagem de Pida! Music

Pida! Music

Léo Sampaio

Depois, às 18h00
Imagem de Fora do Plenário

Fora do Plenário

Juliana Nobre e Diego Vieira

Depois, às 19h00
Imagem de A Voz do Brasil

A Voz do Brasil

Depois, às 20h00
Imagem de Sofrência, Samba e Modão

Sofrência, Samba e Modão

Jota P

Depois, às 21h00
Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM