Dois pacientes com sintomas de doença 'desconhecida' na BA fazem exame e resultado é positivo para chikungunya

Foto de null

Bahia

23 de agosto de 2018 às 13h19

 | 

Foto: 

Imagem de Dois pacientes com sintomas de doença 'desconhecida' na BA fazem exame e resultado é positivo para chikungunya

s moradores do bairro Nova Esperança, no município de Coração de Maria, a cerca de 114 km de Salvador, que apresentaram sintomas de uma doença 'desconhecida', passaram por exames e dois deles deram positivo para chikungunya. A informação é da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com a pasta, ao menos 50 moradores procuraram os médicos da cidade na última semana com sintomas parecidos. Na quarta-feira (22), o Laboratório Central do Estado (Lacen) informou que as duas amostras de sangue, que deram positivo pra chikungunya, foram coletadas no dia 16 de agosto.

Casos aconteceram no bairro Nova Esperança, em Coração de Maria (Foto: TV Subaé)

A Sesab informou que ambas as amostras foram coletadas 12 dias após o início dos sintomas. O Lacen aguarda a chegada das novas amostras de sangue para serem examinadas.

Os pacientes do município de Coração de Maria, mais precisamente do bairro Boa Esperança, apresentaram sintomas de exantema (espécie de erupção cutânea, da pele), coceira intensa, prurido (sensação incômoda na pele ou mucosas que leva a coçar), febre alta e dores nas articulações.

A Sesab disse também que o Núcleo Regional de Saúde já está realizando medidas de controle da enfermidade, uma vez que os sintomas podem ser de doenças provocadas pelas arboviroses (dengue, Zika e chikungunya).

Além disso, um carro fumacê vai fazer borrifação na cidade para combater os mosquitos que transmitem a doença.

G1 // AO

Logo da Rádio Salvador FM

Rádio Salvador FM